Vargem Alta adquire câmara de refrigeração para conservar vacinas

15 de maio de 2019 às 00h00.

A Prefeitura de Vargem Alta recebeu da Secretaria Estado da Saúde (Sesa), uma câmara de refrigeração para a conservação de vacinas. O equipamento será de grande utilidade para o Setor de Imunização.
O evento da entrega aconteceu na última segunda feira (13), na Grande Vitória, e contou com a presença do prefeito de Vargem Alta, João Altoé, da secretária municipal de Saúde, Ana Inês Cereza, do secretário da Saúde, Nésio Fernandes, do subsecretário de Regulação e de Organização da Atenção à Saúde, Tadeu Marino, a subsecretária de Gestão Estratégica e Inovação, Quelen Tanize Alves e a gerente da Vigilância em Saúde da Sesa, Kelly Rose Areal.
As vacinas demandam cuidados especiais, uma vez que são produtos com alta sensibilidade às alterações de temperatura e à luz. Assim, devem ser armazenadas e monitoradas adequadamente para manter a eficácia e potência, ou seja, sua capacidade de resposta imunológica.
A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Danielle Grillo, destacou a importância das câmaras refrigeradoras vacinais. “É um incentivo que nós, enquanto Estado, que estamos trabalhando conjuntamente com os municípios para que possamos melhorar as coberturas vacinais, para evitar que tenhamos retorno de algumas doenças Imunopreveníveis. É o comprometimento do Estado, das regionais e dos municípios com a questão da imunização da população capixaba”, afirmou.
A secretária de Saúde informou que o Município não possuía esse equipamento, e agora será de suma importância para população.  “Empenhamos-nos, junto com o prefeito João Altoé, para que conseguíssemos esse equipamento e, agora essa pendência está solucionada”, comemora Ana Inês.
O sistema de controle de temperatura do equipamento conta com três sensores que garantem a estabilidade no processo de resfriamento. A câmara conta com prateleiras e porta de vidro triplo com isolamento e metalizado, com sistema antiembaçante, permitindo visualização da câmara interna. Além disso, tem capacidade de armazenamento 504 litros úteis.