Vargem Alta com nova perspectiva para o Turismo

18 de junho de 2019 às 00h00.

“A Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes de Vargem Alta atua de forma dinâmica na realização de ações e eventos que potencializam o Município”.

As ações de turismo estão em pleno andamento com a realização do Circuito Gastronômico e com os preparativos para o Festival de Inverno de Vargem Alta, entre os dias 4 e 7 de julho. Segundo a Secretária Joelma Fávero Martins, ‘’esses eventos têm como objetivo oferecer aos munícipes e aos turistas opções de lazer com boa comida, boa música e, principalmente, fazer com que todos desfrutem do clima agradável e do ambiente familiar do nosso município. Sintam-se convidados a visitar Vargem Alta. Em relação ao Festival de Inverno, a programação é voltada para as famílias de Vargem Alta e também para os turistas que visitam a cidade procurando o frio das montanhas, com estilos musicais variados apresentados por artistas da terra e de outros municípios, a excelente gastronomia de rua dos food trucks e também cerveja artesanal, com a Cervejaria Dus Grillo. Tudo está sendo preparado para atendermos a população local e turista com muito carinho’’.

Em 2019 o Conselho Municipal de Cultura foi reformulado e o Município de Vargem Alta está devidamente inserido no Mapa do Turismo, projeto do Ministério do Turismo.

Para que o turista se sinta bem acolhido, a Secretaria, em parceria com a AMOVVAS – Associação de Moradores e Voluntários de Vargem Alta Sede – está desenvolvendo ações de paisagismo no centro da cidade, com o plantio de flores em locais estratégicos. Em breve serão entregues 40 vasos de flores para o embelezamento de Vargem Alta.

Ainda pensando no visual das comunidades, diversas ações de limpeza e manutenção de espaços públicos (ruas, avenidas, praças, trevos, entre outros) são realizadas de forma rotineira pela Secretaria, com equipe própria. Recentemente as localidades de Boa Esperança, Castelinho, São José de Fruteiras, Fruteiras Nova, Pedra Branca, Morro do Sal e Vargem Alta.

No campo da Cultura, a Secretaria participou recentemente da reunião do Gabinete Itinerante da Secretaria Estadual de Cultura, onde foram apresentadas as formas de captação de recursos e desenvolvimento de projetos culturais junto ao Governo do Estado.

Cientes de que os movimentos culturais devem ser apoiados pelo Município, a Prefeitura realizou a compra de atabaques, que serão utilizados nas atividades da Comunidade Quilombola de Pedra Branca e no Grupo de Capoeira de Vargem Alta.

No campo dos Esportes, a Secretaria apoia promove atividades diversificadas, como a Caminhada do Descobrimento, evento tradicional, que atrai amantes das caminhadas vindos de diversos municípios. No dia 24 de junho acontecerá a Caminhada de São João Batista, em homenagem ao dia do santo.

Outros esportes populares terão competições em breve. Os Campeonatos Municipais de Bocha e Sinuca estão prestes a começar e proporcionam opção de entretenimento para todas as idades e a novidade será a primeira edição do Campeonato Comunitário de Futsal Masculino Adulto, que contará com 14 equipes e será disputado no Ginásio Municipal Jair Rodrigues de Castro.

O futebol também recebe apoio. As escolinhas de futebol de Capivara, Fruteiras Nova e Vargem Alta recebem recursos financeiros para suas atividades e a Prefeitura apóia a Liga de Esportes na realização do tradicional Campeonato Municipal de Futebol Amador, além de ajudar na manutenção dos gramados de diversos campos de futebol nas localidades de Pedra Branca, São José de Fruteiras, Alto Gironda, Prosperidade, Paraíso, Ribeirão, São João e Córrego Alto. Outras ações foram à pintura das quadras de Pedra Branca e Vila Esperança.

Ainda no Esporte, destaca-se a preparação de uma área, ao lado do Ginásio de Esportes, que vai receber os equipamentos da Praça Saudável e Academia Popular, onde a população poderá realizar atividades físicas e proporcionar qualidade de vida para os usuários.

Recentemente a Secretaria publicou edital de chamamento público para a distribuição de materiais esportivos para as entidades devidamente formalizadas. Os materiais foram adquiridos por meio de Convênio celebrado junto ao Ministério dos Esportes.