Prefeito de Vargem Alta participa de assinatura do novo Acordo de Cooperação para revitalização da Bacia do Rio Itapemirim

12 de julho de 2019 às 00h00.

O prefeito de Vargem Alta, João Altoé, participou, na tarde desta quinta-feira (11), do ato de assinatura do novo Acordo de Cooperação entre o Governo do Estado e as organizações civis para dar início a uma nova diretriz rumo a desafios de sustentabilidade hídrica e socioeconômica da Bacia do Rio Itapemirim.

A bacia hidrográfica do Rio Itapemirim está localizada na região sul do Estado do Espírito Santo. Possui uma área de drenagem de aproximadamente 5.952 km² e abrange dezessete municípios capixabas: Alegre, Atílio Vivácqua, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição de Castelo, Ibitirama, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire e Venda Nova do Imigrante em sua totalidade, e parcialmente os municípios de Ibatiba, Iúna, Irupi, Itapemirim, Marataízes, Muqui, Presidente Kennedy e Vargem Alta; além de uma pequena parte do município mineiro de Lajinha.

O evento que aconteceu em Cachoeiro de Itapemirim, contou com a presença do governador Renato Casagrande, do secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fabricio Machado, do secretário de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Paulo Foletto, além de outras autoridades municipais e estadual.

O plano de trabalho inclui metas, atividades, cronogramas, define os responsáveis e estipula os resultados esperados para um período total de vigência, até 2023. As ações são focadas na realização conjunta de estudos e na execução de projetos e programas para a conservação da biodiversidade e dos recursos hídricos e naturais, bem como na reabilitação e recuperação das paisagens, áreas e ambientes degradados no meio ambiente urbano e rural.

Em seu discurso, Casagrande ressaltou a importância da conservação do meio ambiente e a necessidade de trilharmos um caminho diferente do que foi percorrido até hoje. “Não podemos continuar despejando esgoto sem tratamento, fazendo o uso inadequado do solo e destruindo os nossos recursos naturais. A Bacia do Rio Itapemirim ficou muito destruída, depauperada e é bom ver o movimento da sociedade, o Instituto Pacto Pelas Águas junto ao Instituto Espinhaço, com apoio do Governo para que possamos fazer esse caminho inverso”, afirmou.

O prefeito João Altoé destacou que o Acordo de Cooperação para a Região Sul, foi de suma importância. “Hoje, o mundo está voltado para as questões ambientais. Então, precisamos tomar todas as iniciativas, com medidas fundamentais para preservação do meio ambiente”.