Projeto educacional minimiza os impactos da transição do 5º para o 6º ano

02 de dezembro de 2019 às 00h00.

Minimizar os impactos da transição dos alunos do Ensino Fundamental 1 para o Ensino Fundamental 2. Esse foi o objetivo da segunda edição do projeto “Dia D”, realizado no início do mês de novembro pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com as escolas de Vargem Alta.

Na oportunidade, segundo informações da pasta, os jovens dos 5º anos matriculados na EMEB “Pedro Milaneze Altoé, de São José das Fruteiras, visitaram as turmas dos 6º anos. Professores e pedagogos coordenaram a iniciativa.

“A experiência vem se mostrando muito positiva desde 2018. Os relatos dos alunos pós-visita demonstram o quanto gostaram e o quanto se sentiram acolhidos por todos os diretores e equipe da escola, criando neles expectativas muito positivas para 2020”, afirma a secretária municipal de Educação, Maria Ernesta.

Maria ainda complementa: “Minimizar os impactos dessa mudança é contribuir para a permanência e o sucesso de todos discentes que ingressam nessa nova etapa. Ganha sentido e relevância quando as melhorias dos resultados estão associadas a um conjunto de fatores e essa ação certamente vem ao encontro deste objetivo, atendendo assim a meta e fortalecendo ações que visam a integração, a troca de experiências entre os professores e entre os alunos, de forma que em 2020, ao chegarem nesse novo ambiente, estejam mais preparados para os desafios, refletindo positivamente nos aspectos emocionais e cognitivos”.

Vale informar que, diminuir os conflitos da mudança do ensino fundamental para o ensino médio é uma das metas previstas no Plano Municipal de Educação 2015-2025 (Meta 2, 2.9 aprovado pela Lei nº 1114, de 23 de junho de 2015).