Cartão Reconstrução: levantamento de informações sobre o auxílio em Vargem Alta

22 de maio de 2020 às 00h00.

A Prefeitura de Vargem Alta, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, realiza levantamento de informações acerca das entregas do Cartão Reconstrução, o auxílio financeiro no valor de R$ 3 mil reais, que o Governo do Estado está disponibilizando às famílias que tiveram imóveis atingidos pela enchente de janeiro deste ano.

Segundo informações da pasta, até momento foram realizadas duas remessas de entrega do cartão. A primeira ocorreu nos dias 06, 07 e 08 de maio, beneficiando 129 pessoas, e a segunda aconteceu nos 20, 21 e 22 de maio, sendo entregues 126 cartões do benefício. Totalizando até o momento 255 auxílios pagos, o que corresponde a R$ 765 mil reais.

De acordo com informações disponibilizadas pela Secretaria Estadual de Trabalho, Assistência de Desenvolvimento Social (Setades), no dia 06 de junho, está previsto para ser liberado a terceira remessa, contendo mais 56 beneficiários, o que corresponde a um montante de mais R$ 168 mil reais.

Sobre o auxílio

Lembrando que o auxílio é liberado em parcela única no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais), para compras de material de construção/reforma, eletrodomésticos e compras de móveis, ou outro bem ou mercadoria danificados pelas chuvas. O cartão magnético possui somente a função de débito.

Os beneficiários possuem 06 (seis) meses, a contar da data de retirada do cartão na agência, para utilizar o valor liberado, e até 12 meses para retirar o cartão da agência bancária, a contar da data de liberação do auxílio. Os valores não utilizados serão devolvidos ao Governo do Estado após esses prazos.

Cadastro

O município encaminhou, para a Secretaria de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), 416 cadastros do Cartão Reconstrução ES feitos a partir de fevereiro, e tem mais cerca de 80 cadastros realizados, aguardando documentos para finalizar o processo e enviar a segunda remessa.

Têm direito ao benefício famílias com renda de até três salários mínimos, inscritas no Cadastro Único do Governo federal (CadÚnico) que comprovem, com documento oficial emitido pela Defesa Civil ou pelo Corpo de Bombeiros, que suas residências foram atingidas pela enchente.

Cabe ressaltar, que município ficou responsável pelo recolhimento e envio dos documentos exigidos, e que os critério são analisados e avaliados pela Setades.

Quem se enquadra nesses critérios ainda pode fazer o cadastro para ter acesso ao auxílio, entrando em contato com a CRAS pelo telefone (28) 99949-4017.