População de Jaciguá terá reforço no abastecimento de água

29 de julho de 2020 às 00h00.

O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Vargem Alta, está com a obra de construção da rede que dará suporte ao abastecimento de água da localidade de Jaciguá em pleno andamento.

O projeto prevê a ampliação do fornecimento de água tratada, exclusivamente para a localidade de Jaciguá, através da construção de uma rede de distribuição com cerca de 6 mil metros de extensão, garantindo que a população de Jaciguá não sofra mais com falta de água. O objetivo é eliminar as interrupções do abastecimento. Os moradores da localidade de Boa Esperança também serão beneficiados com o aumento da oferta de água tratada.

De acordo com o Prefeito João Altoé, na enchente do mês de janeiro, grande parte da rede antiga foi destruída, comprometendo o abastecimento nas localidades de Morro do Sal, Jaciguá e Boa Esperança. A rede foi recuperada até a localidade de Morro do Sal e foi identificada a necessidade de construção de uma nova adutora para interligar a estação de tratamento e distribuição de água de Vargem Alta até a central de distribuição de Jaciguá, com aproximadamente 6 mil metros de extensão, com tubos maiores que os antigos, para garantir maior oferta de água. Dessa forma, a adutora que levará água para Jaciguá será independente da adutora que abastece Morro do Sal. Além disso, já era também conhecido o fato de que nascente que abastece a estação de Jaciguá é insuficiente para atender a demanda de consumo.

Segundo o Diretor do SAAE, Alexandre Elias Aboumrade, a obra está com 60% de realização e o prazo estimado para o término da obra é o final do mês de agosto. Alexandre ainda ressaltou que este empreendimento vai resolver todas as falhas que existem no abastecimento de água de Jaciguá e Boa Esperança.

O recurso para a realização do empreendimento tem como fonte a cota municipal de royalties de petróleo (Estadual e Federal). Por meio de lei específica, aprovada pela Câmara Municipal, a Prefeitura de Vargem Alta repassou ao SAAE R$ 195.670,37.

O Prefeito João Altoé ressalta que mesmo com as melhores condições de abastecimento, é primordial que a população faça uso consciente da água tratada.