Secretaria Municipal de Educação realiza encontros virtuais com professores da rede para finalização dos Planos de Ensino

18 de setembro de 2020 às 00h00.

Mesmo em meio à pandemia da Covid-19 as ações de elaboração dos Planos de Ensino da Educação Infantil ao 9º ano da rede municipal de ensino de Vargem Alta não pararam. Durante o período de março a julho, equipes articuladoras da Base Nacional Comum Curricular da Secretaria de Educação e das escolas, mobilizaram e subsidiaram os professores da Educação Infantil ao 9º ano para que essa importante ação de elaboração dos Planos de Ensino, tendo a Base Nacional Comum Curricular como documento norteador, pudessem ser construídos.

Com muito afinco, responsabilidade e comprometimento com a educação de Vargem Alta, os profissionais da educação não mediram esforços para que em 2021 toda a rede tenha um documento norteador em todas as instituições, propiciando planejamentos integrados entre as escolas, realizações de reuniões por áreas de conhecimentos para troca de experiências, ações de formação, entre tantas outras possibilidades.

Para a concretização dessa meta, no período de agosto a setembro de 2020, a equipe articuladora da Secretaria Municipal de Educação realizou várias reuniões online com professores, pedagogos e diretores, visando a finalização dos trabalhos. As reuniões virtuais foram importantes ferramentas para facilitar os debates sem o risco do contágio da Covid-19.

A partir do ano de 2020, a BNCC passou a ser um documento norteador para todas as redes de ensino do Brasil. Sobretudo para isso seria necessário que os Planos de Ensino de cada disciplina fossem elaborados à luz desse documento, trazendo o contexto, a realidade local, o território como objeto de estudo e referência para trabalhar as habilidades, representando um desafio face à sua complexidade e necessidade de aprofundamentos. Com a formação ocorrida em 2019 em parceria com a UNDIME /SEDU/SEME, os profissionais do ensino puderam realizar essa ação com maior embasamento. Assim a rede municipal de ensino de Vargem Alta pode comemorar mais essa ação e iniciar o ano de 2021 com um documento norteador, visando melhor qualidade social do ensino e a busca contínua para a construção de uma educação integral dos sujeitos vargem altenses.