IPREVA é destaque nacional na gestão da previdência municipal

20 de novembro de 2020 às 00h00.

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Vargem Alta – IPREVA, recebeu destaque em publicação de revista nacional especializada em regimes de previdência municipais espalhados por todo o Brasil.

Segundo Loraine Fardin Zavarize Baião, Diretora Executiva do IPREVA, a autarquia tem sido reconhecida também pelos órgãos de controle externo, principalmente, pelo Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo, que analisa toda a movimentação contábil, financeira e patrimonial dos entes públicos, onde observou-se que o IPREVA estabeleceu alíquotas que garantem o equilíbrio financeiro necessário ao cumprimento das obrigações atuais e futuras, resultados já existentes em 2020.

O reconhecimento da gestão do IPREVA não para por aí, o Instituto recebeu em 2019 a nota “B” no Indicador de Situação Previdenciária dos Regimes Próprios de Previdência Social, índice apurado pela Secretaria de Previdência do Ministério da Economia. Essa classificação indica o IPREVA como uma das melhores gestões do Espírito Santo.

O quesito transparência também possui a devida importância na gestão do IPREVA, onde foram implantadas políticas para o fortalecimento do Conselho Municipal de Previdência e a disponibilização de informações no portal www.ipreva.es.gov.br. A informação está ao alcance de todos.

A equipe está em constante capacitação, sempre apta a atender as demandas recorrentes dos órgãos de controle externo, bem como, para manter também o controle interno, em questões contábeis, financeiras e patrimoniais, além da parceria com o Município e suas Autarquias, para que os servidores sejam devidamente cadastrados e recadastrados de forma rotineira, para que a vida funcional e previdenciária do servidor não seja prejudicada.

O RPPS do Município de Vargem Alta conta com 487 servidores ativos, 125 inativos e 34 pensionistas. O Patrimônio Líquido do IPREVA está atingindo o montante de R$ 45 Milhões de Reais. Os recursos estão em uma divisão de 88% em renda fixa e 12% em renda variável. Nestes 2 segmentos foi privilegiada a diversificação de indexadores dos fundos investidos. Até esta data, o IPREVA tem aplicações nos 3 bancos autorizados a receberem aplicações dos RPPS Capixabas.

Por fim, vale ressaltar o compromisso da Prefeitura de Vargem Alta em manter as contribuições previdenciárias rigorosamente em dia e que os parcelamentos existentes serão devidamente quitados em 2020, deixando o próximo gestor municipal sem débitos a pagar junto ao IPREVA.