Equipe da SEDH vivencia experiência de um dia na comunidade quilombola em Vargem Alta

14 de janeiro de 2021 às 00h00.

?????

Servidores e servidoras da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) participaram de uma atividade no Quilombo de Pedra Branca, em Vargem Alta, onde debateram sobre políticas públicas e puderam vivenciar a rotina da comunidade. A visita marcou o início de um projeto da Subsecretaria de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos Humanos, que visa a um contato mais próximo com as comunidades quilombolas no Espírito Santo.

A atividade foi a extensão de uma primeira visita que ocorreu em dezembro de 2020, quando a equipe da Gerência de Promoção de Igualdade Racial esteve na comunidade para levar donativos arrecadados por meio do programa ES Solidário. Na última semana, 15 servidores e servidoras da SEDH tiveram a experiência de contato com o quilombo.

A equipe foi recebida com café da manhã, levada para um passeio na comunidade e também realizou um bate-papo sobre as políticas públicas desenvolvidas pela SEDH e o Governo do Estado.

Houve ainda uma apresentação de caxambu, que é uma dança de origem africana ao som de tambores, além de almoço, quando foram apresentadas as comidas típicas: lasanha de jiló, feijoada tradicional, galinha caipira com angu e doces caseiros, sendo tudo preparado no local.

“Vivenciamos a realidade da comunidade de Pedra Branca, suas dificuldades, suas demandas, e vamos construir fluxos para auxiliá-los, mas também conhecemos a parte turística e gastronômica. Nesse sentido, começamos a avaliar o potencial turístico do sítio histórico, que é riquíssimo e precisa de desenvolvimento. Estamos no início de um trabalho promissor de projeção dessas comunidades para o turismo”, explicou o subsecretário de Estado da Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos Humanos, Junior Bola.

A gerente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edineia Conceição de Oliveira, avalia que é possível “promover a dignidade para essas pessoas sem tirar delas aquilo que é tradicional e cultural”. “Mas trazendo reconhecimento e fazendo com que as tradições da comunidade se mantenham e resistam”, definiu Edineia Oliveira.

A equipe da SEDH foi recebida pela comunidade de Pedra Branca e também pelo prefeito eleito, Elieser Rabello; pelo vice-prefeito, Alan Lopes Altoé, e pela secretária municipal de Educação, Michele Sampaio, além de vereadores.

Toda a programação na comunidade foi realizada cumprindo os protocolos de saúde contra a propagação do novo Coronavírus (Covid-19) e nenhum dos participantes era do grupo de risco para a doença.

Fonte: Governo ES