Educação: diálogo formativo para restruturação de projetos político pedagógico para Comunidade Quilombola de Pedra Branca

14 de junho de 2021 às 00h00.

Na manhã de sexta-feira (11), o município recebeu a visita de representantes da gerência de educação do campo, indígena e quilombola (GECIQ) da Secretaria de Estado da Educação, para realização de diálogo sobre a reestruturação do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola da Comunidade Quilombola de Pedra Branca.

Estiveram presentes Valquíria Santos e Helmar Spamer, técnicos da SEDU que atuam na gerência da GECIQ, o prefeito Elieser Rabello, o vice-prefeito Alan Lopes Altoé, a secretária municipal de educação, Michele Sampaio acompanhada de membros da equipe pedagógica. A agenda aconteceu na comunidade de Pedra Branca, onde teve uma recepção na escola, com acolhida, café da manhã e apresentação cultural com o grupo de Caxambu da Comunidade Quilombola.

Em seguida foi estabelecido um espaço de conversa com os profissionais da escola sobre a construção do (PPP), uma ação que está em curso, sob o acompanhamento da secretaria municipal de educação, a fim de normatizar o PPP de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola e também as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação das Relações Étnico-raciais.

O encontro teve como objetivo constituir um diálogo e parceria com o Governo do Estado nas ações da educação escolar quilombola que se desenvolve por meio do currículo vivido na escola municipal situada na comunidade. Os professores que atuam na escola têm desempenhado um importante papel no processo formativo dos alunos, uma vez que suas Atividades de Apoio Pedagógico (ACAPs) são elaboradas de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os conteúdos têm valorizado a cultura negra brasileira, a história da comunidade quilombola e do Município de Vargem Alta.

Por isso, a necessidade de (re)pensar as diretrizes que orientam e norteiam a escola. Segundo a secretária de educação do município, Michele Sampaio, “essa ação surge a partir das demandas apresentadas pela própria comunidade e também de pesquisas realizadas que indicam a necessidade de implementação de políticas públicas de educação municipal”.

A escola da comunidade é orientada pelas pedagogas da Secretaria Municipal de Educação, Alcimara Altoé Rabelo e Clemilda da Penha Bergamin Athayde de Souza que atuam diretamente com as escolas do campo e também pela pedagoga Luciana Rogério Souza Maia, que é responsável pelas orientações da educação infantil, completa a equipe a professora de História Janete Vilela da Paschoa que atualmente é responsável pela realização de estudos sobre a cultura afro-brasileira e africana da Secretaria Municipal de Educação.