Segurança Pública

Prefeito Bosquinho intermedia ações para criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal - (GGIM).

01 de abril de 2013 às 00h00.

O prefeito João Bosco dias realizou uma reunião na tarde da ultima segunda-feira (01-04), com autoridades que atuam na segurança pública a nível estadual. O objetivo foi discutir a criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), onde as polícias atuariam de maneira integrada no município.

A criação do Gabinete potencializará a integração de instituições de segurança pública das três esferas de governo e incentivará a participação de diferentes forças de segurança, a exemplo das  Polícias Civil e Militar, além de agregar outros canais de informações e ainda promover a participação da sociedade, objetivando o desenvolvimento de planos, programas e ações conjuntas, voltadas para a prevenção dos delitos e para a repressão da criminalidade.

Juntamente com Bosco e o Vice-Prefeito, Cláudio Cézar Pazetto, também estiveram presentes: Dr. Faustino Antunes, Delegado Titular de Rio Novo do Sul;  o Dr. José Augusto Militão, Delegado que responde pela Delegacia de Polícia Civil em Vargem Alta; o SGT Rogério Jorge Torres de Oliveira, Comandante do 2º Pelotão da Polícia Militar de Vargem Alta; o  Capitão Leonardo Stein, responsável pela 3ª Companhia do 9º BPM de Castelo; o Sr. Alessandro Darós – Gerente de Integração Comunitária da Secretaria de Estado de Segurança Pública; o Sr. Álvaro de Oliveira, Escrivão da Delegacia de Polícia Civil de Vargem Alta; o Sr. Darli Jaime Fassarella, Presidente da Câmara Municipal; e os membros da Diretoria do Conselho Interativo de Segurança de Vargem Alta: Alessandra Fassarella, Fábio Agrizzi, Paulo Roberto Della´Barba.

“Estaremos assinando o decreto de criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal nos próximos dias. A administração oferecerá todo suporte necessário para que possamos estruturá-lo da melhor forma possível, tendo em vista que juntamente com o Conselho Interativo de Segurança Pública, o qual representa a sociedade nesse gabinete, poderemos inserir a sociedade nas medidas que possibilitarão a melhoria na segurança pública do nosso município”, disse Bosquinho.

As instancias presentes usaram a palavra e discutiram sobre as estruturas da Policia Civil e Militar no município, ressaltando as ações que vêm sendo realizadas em prol da segurança dos munícipes.

Bosquinho frisou que a Segurança pública é uma das prioridades do seu governo, e que buscará junto ao governo do Estado melhorias, tanto na parte estrutural quanto na parte de contingente, proporcionando melhores condições às duas instancias.

O Prefeito ressaltou ainda que as unidades onde funcionam as sedes das Policias Civil e Militar são cedidas pela Prefeitura, mesmo sendo esta uma responsabilidade do Estado. No entanto, Bosquinho salienta que segurança públicaé dever de todos e a administração estará sempre empenhada em auxiliar o Estado no que for possível, e que ainda este ano o município de Vargem Alta receberá uma Unidade de Policia Integrada, além de um Delegado titular e novos policiais que reforçarão o efetivo.

O Capitão Leonardo Stein, responsável pela 3ª Companhia do 9º BPM de Castelo, falou sobre a importância das medidas preventivas juntamente com as comunidades, acentuando a importância do papel da família na sociedade e a integração das Policias Militar, Civil e Ministério Publico.

Segundo Alessandro Darós ,Gerente de Integração Comunitária da Secretaria de Estado de Segurança Pública, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal tornará mais ágil e eficaz a comunicação entre os órgãos que integram a segurança pública.

A partir da assinatura do decreto de criação do GGIM nos próximos dias, será marcada uma nova reunião onde serão traçadas metas e diretrizes que serão prioridades para melhorar a segurança públicaem nosso município.