Melhor idade

A Prefeitura de Vargem Alta, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com a Associação dos Idosos de Vargem Alta, promoveram uma semana repleta de atividades para melhor idade do município, em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, celebrado no último dia 1º de outubro.

04 de outubro de 2013 às 00h00.

Por Adriano Zucolotto

E para fechar as festividades com chave de ouro, nesta sexta-feira (04-10) aproximadamente 200 membros de 6 grupos da melhor idade de Vargem Alta, participaram de um dia com uma programação pra lá de especial.

Os grupos se concentraram bem cedo no terminal rodoviário “Isidoro Salvador”, na sede do município, e seguiram em uma caminha com objetivo de conscientizar a população sobre os direitos da melhor idade, previstos por no Estatuto do Idoso.

“Quando falamos em inclusão social, pensamos somente em pessoas com alguma deficiência física ou mental, mas na verdade, a inclusão deve acontecer para todos os portadores de necessidades especiais, sendo os idosos, parte desse grupo”. Disse a coordenadora dos Grupos da Melhor idade de Vargem Alta, Ignêz Cereza.

O ponto final da caminhada foi no Sítio Querência, onde o grupo foi recebido pelo Prefeito Bosquinho, o qual fez a abertura oficial dos trabalhos, acompanhado do Vice-Prefeito Cládio Pazetto; da Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Marilza Silveira Fin; da Coordenadora dos Grupos da Melhor Idade e Subsecretária, Ana Ignêz Cereza bem como da Presidente da Associação Dos Idosos de Vargem Alta, Aparecida Orletti.

“O Município de Vargem Alta passa por um momento financeiro muito delicado, entretanto, nossa administração é marcada pela garra e vontade de trabalhar em prol do bem estar de cada cidadão. Durante todo o ano nós desenvolvemos programas que auxiliam os idosos à demonstrarem seu valor perante a sociedade. Cursos profissionalizantes, a exemplo do curso de inclusão digital, além de aulas de ginástica para todos os grupos da melhor idade do município, transporte para as atividades dos grupos e ajuda de custo para a Associação dos Idosos, são alguns exemplos de que não mediremos esforços para dar melhor qualidade de vida para essas pessoas”. Afirmou o Prefeito Bosquinho.

O dia foi marcado com muito lazer e alegria onde todos participaram de atividades esportivas, apresentações culturais, sorteios, almoço e o famoso forró da melhor idade.

“Nosso dever e compromisso, é cuidar da melhor idade, valorizando a pessoa idosa fazendo valer seus direitos, promovendo a sua integração junto a sociedade”. Afirmou a Secretária Marilza.

Vale ressaltar, que as comemorações iniciaram na última sexta-feira (27-09), onde os grupos participaram da Audiência Pública para debater a Gratuidade dos Transportes Intermunicipais para Pessoas Idosas do Estado do Espírito Santo. O grupo ainda visitou um asilo no município de Cachoeiro de Itapemirim, e teve um dia inteiro reservado para cuidar de sua beleza, no Centro de Convivência do Idoso de Vargem Alta.