Reflorestar

Com a Presença do Prefeito Bosquinho e do Subsecretário de Estado de Meio Ambiente, Fábio Ahnert, a Prefeitura de Vargem Alta, promoveu nesta manhã um encontro com produtores do município, para apresentação do "Programa Reflorestar".

10 de outubro de 2013 às 00h00.


Com a Presença do Prefeito Bosquinho e do Subsecretário de Estado de Meio Ambiente, Fábio Ahnert, a Prefeitura de Vargem Alta promoveu nesta manhã, um encontro com os produtores rurais do município, para apresentação do "Programa Reflorestar".

 

O objetivo principal do programa desenvolvido pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos em parceria com o Município, é garantir a disponibilidade de água,da conservação do solo e da biodiversidade, criando oportunidade de renda para os produtores rurais.

 

 “A região de Vargem Alta, é uma região muito bonita, com um percentual grande de água e floresta devido ás condições climáticas e a altitude elevada do município. Esse capital natural é importantíssimo para produção e manutenção da biodiversidade. Isso reforça a importância de incentivar a preservação no município. A secretaria de Meio Ambiente de Vargem Alta, já realiza o Licenciamento Ambiental, contribuindo para controle e preservação da biodiversidade. Entretanto, nosso objetivo é conscientizar o produtor rural, que é possível ter uma produção agrícola harmônica com conservação e preservação ambiental”. Disse o Subsecretário.

 

O encontro aconteceu no Auditório da Escola Estadual "Presidente Lüebke". Onde também estiveram presentes, o Vice-Prefeito Cláudio Pazetto, vários Secretários e lideranças do Município.  Os alunos da instituição promoveram uma apresentação cultural de dança para os convidados, e prestigiaram o encontro, em grande numero.

“É com grande alegria que recebemos o “Programa Reflorestar” em nosso Município, pois a nossa administração vem realizando constantes ações que possam contribuir para preservação do meio ambiente, dando maior qualidade de vida para a população”. Frisou o Prefeito Bosquinho.

 

O proprietário rural que quiser se cadastrar basta acessar o site www.meioambiente.es.gov.br e clicar no link Reflorestar. No hotsite o produtor rural encontra informações sobre o programa como as metas, linhas de ação e os contratos que já foram contemplados, além de poder fazer um contato direto com a equipe.

O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vargem Alta, Gilmar Valentim Marinato, ressaltou a importância do programa para agricultores: “Proporcionar condições aos produtores, com objetivo de incentivar a preservação do meio ambiente, é garantir um futuro com mais qualidade de vida. Portanto, o Sindicato além de agradecer o apoio da Prefeitura de Vargem Alta e do Governo do Estado, coloca-se a disposição para ajudar nesta missão”.

 

Modalidades de apoio do programa

 

Floresta em Pé: pagamento para florestas conservadas e elegíveis para essa modalidade;

 

Regeneração Natural: aquisição de insumos necessários ao isolamento de uma área para que ocorra a sua recuperação natural, e Pagamento pelos Serviços Ambientais gerados;

 

Recuperação com Plantio: aquisição de insumos necessários para o plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica e Pagamento pelos Serviços Ambientais;

 

Sistemas Agroflorestais: aquisição de insumos necessários à implantação de sistemas que combinam espécies florestais com culturas agrícolas, como café, milho e mandioca;

 

Sistema Silvipastoris: aquisição de insumos necessários para a implantação de sistemas que combinam árvores com pastagens;

 

Floresta Manejada: aquisição de insumos necessários para implantação de culturas florestais para o manejo florestal (sem corte raso).

Boletim Informativo

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Whatsapp

Atendimento ao Público

Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 12h00 às 17h00

Telefone

Telefone(s): (28) 3528-1900

Endereço

Endereço: R. Ver. Pedro Israel David - Vargem Alta - CEP 29.295-000

Localização

Copyright © Prefeitura Municipal de Vargem Alta. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.