Oportunidade

Com objetivo de ampliar as oportunidades de qualificação profissional para população do município de Vargem Alta, a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, aderiu ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

16 de outubro de 2013 às 00h00.

Por Adriano Zucolotto

Sendo assim, na manhã desta quarta-feira (16-10), foi dado início a primeira qualificação do programa. Os alunos inscritos no curso de “Auxiliar de Pessoal” participaram da aula inaugural, realizada no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na sede do Município.

A abertura foi ministrada pela Coordenadora de Desenvolvimento Profissional, do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT), Carla Cristine de Souza Borges, que apresentou o programa e falou sobre os benefícios, pré-requisitos, bem como a importância da qualificação profissional.

De acordo com a coordenadora, a mobilização do executivo foi fundamental para receber o curso. “A unidade do SEST SENAT de Cachoeiro de Itapemirim, tem a meta de atender 26 municípios, sendo o município de Vargem Alta o primeiro a receber essa demanda, através do PRONATEC. A abertura proporcionada pela Prefeitura, buscando a parceria com nossa unidade e cumprindo com as responsabilidades atribuídas ao Município, para execução dos cursos, foi o fator primordial para esta escolha”.

Vale ressaltar que os 25 alunos inscrito no curso, tem direito a vale- transporte, uniforme, material didático e lanche. Por fim, os alunos aptos, recebem certificação de 160 h.

O Auxiliar de Pessoal realiza atividades de apoio à administração de recursos humanos, em processos como controle de jornada de trabalho e pagamento de encargos sociais, 13º salário, férias e rescisão de contrato. Prepara, organiza, solicita e emite documentos e processos de acordo com a legislação trabalhista.

"Essa é uma excelente oportunidade para buscar uma especialização, que somada ao nosso currículo, tende aumentar a possibilidade de engajamento no mercado de trabalho". Ressaltou a estudante, Lowers Teodoro de Souza.

As oportunidades não param por ai, segundo a Coordenadora de Inclusão Produtiva da Prefeitura de Vargem Alta, Sheila Márcia Altoé, dentro de poucos dias mais 25 pessoas estarão iniciando um novo curso do Pronatec. Essa oportunidade será para formação de operador de retroescavadeira.