Conquista Histórica

Cerimonia de Estatização do Colégio Salesiano.

23 de março de 2014 às 00h00.

O último domingo 23 de março, ficará marcado na história do município de Vargem Alta, principalmente para os ex-alunos do antigo Colégio Salesiano.

Neste dia, o Governador Renato Casagrande juntamente com o secretário de estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho , Jadir Pela, o Prefeito Bosquinho, e demais lideranças,  realizaram a cerimônia de estatização do Colégio Salesiano em Boa Esperança - Jaciguá.

O local será restaurado e ampliado para instalação de uma Escola Técnica Estadual com capacidade para 1200 alunos, a qual oferecerá à população um ensino profissional de qualidade por meio de cursos técnicos, que serão escolhidos de acordo com a demanda da região.

Para celebrar essa conquista, a comunidade de Boa Esperança - Jaciguá, preparou uma programação especial.

No Santuário de Nossa Senhora da Penha anexo ao prédio do colégio, aconteceu uma Missa em ação de graças, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Dario, animada pelos ex-alunos do colégio.

Em seguida, o Governador Renato Casagrande conduziu a cerimônia de estatização do Colégio.

Renato Casagrande frisou a integração das ações governamentais na região. “Esse é um momento histórico para Vargem Alta. O espaço do Colégio Salesiano, no qual muitos moradores da região tiveram oportunidade de estudar, será reformado e transformado num ambiente amplo de educação, com modalidade a distância, cursos de formação inicial e continuada, técnico e tecnólogo, com perspectivas de funcionamento de uma incubadora de empreendimento. Será um espaço de seis alqueires de terra, com cursos voltados para o desenvolvimento local e foco no empreendedorismo”.

Segundo o secretário da Sectti, Jadir Pela, a implantação da Escola Técnica em Vargem Alta levará desenvolvimento para o município, proporcionando oportunidades para os moradores da região. “O Colégio Salesiano foi, por muito tempo, referência em ensino. O Governo do Estado trabalhará para que a Escola Técnica ofereça não só oportunidades para o mercado, mas também conhecimento e experiências que darão melhores condições de vida para cada um”, afirmou. Jadir ainda lembra que Vargem Alta, além da escola técnica, foi contemplada com os cursos técnicos a distância e com o Eureka Pré-Enem a distância, ambos funcionando no polo UAB do município.

O prefeito Bosquinho lembrou que o colégio Salesiano foi construído pelas mãos de muitos  ascendentes de Vargem Alta, com intuito de trazer educação e  desenvolvimento para a região. Ressaltou ainda que o processo para aquisição do colégio foi árduo, porém muito gratificante.

“Mesmo antes de estar prefeito buscávamos formas de resgatar este patrimônio vargem-altense, e sem dúvidas devemos muito desta conquista à parceria do Governador Renato Casagrande e a presteza do Instituto Salesiano, estou extremamente feliz e agradecido por essa conquista. Essa é uma vitória da população.” Disse o Prefeito.

A programação se estendeu por toda à tarde do domingo, e além da programação cultural, os  participantes puderam visitar uma sala de memória, com objetos, equipamentos, fotos e documentos históricos do local.

Contexto histórico

O Colégio Salesiano foi construído pelos moradores de Vargem Alta e região, no início do século XX, sendo a primeira instituição de ensino do Município. O prédio que é um dos principais cartões postais Vargem Alta, funcionou  por mais de 60 anos como centro de instrução e formação para a juventude da região, até a década de setenta. A partir de então, deixou de ser centro educacional passando a sediar encontros religiosos.

No último mês de dezembro, o Governo do Estado anunciou a aquisição das instalações do colégio, para implantar um Centro Estadual de Educação Técnica (CEET), dando vida ao sonho dos moradores e ex-alunos do antigo Colégio.

(28) 99020335 - (28) 3528-1915