Vargem Alta sofre impactos da falta de chuva

Prefeitura decretará situação de emergência

27 de janeiro de 2015 às 00h00.

Prefeitura decretará situação de emergência

A decisão foi tomada nesta manhã, após o prefeito Bosquinho se reunir com técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, INCAPER, IDAF, Defesa Civil e SAAE para avaliar os riscos e os prejuízos causados pelo longo período de estiagem no município.

“Não basta simplesmente publicar o decreto, precisamos estabelecer ações para diminuir os impactos desta situação. Por isso, convidei os órgãos competentes para, acima de tudo, estudarmos o que pode ser realizado para atingir esse objetivo. Até a próxima quinta-feira serão feitos todos os levantamentos necessários para que o decreto possa ser publicado”, enfatizou o Bosquinho.

Segundo dados do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – INCAPER, não chove significativamente (acima de 5mm), no município, há mais de 30 dias.

A agricultura é um dos setores mais afetados pela escassez de água. “Sem chuva, além da necessidade de irrigação, a maioria dos produtores não puderam realizar procedimentos como adubação de lavouras e aplicação de outros controles, comprometendo diretamente a colheita nessas propriedades”, afirmou o engenheiro agrônomo do INCAPER, Marcelo de Mello Lobato.

Abastecimento de água

Sem chuva, os reservatórios de água do Município estão trabalhando com menos de 60% de sua capacidade, fator que preocupa o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Vargem Alta – SAAE, o qual emitiu um alerta, na última semana, para que a população evite desperdício.

O Prefeito Bosquinho convidará representantes da sociedade civil para uma reunião na próxima sexta-feira, para apresentar o levantamento dos impactos e discutir as ações que serão realizadas, tendo em vista a situação de emergência.

Boletim Informativo

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Whatsapp

Atendimento ao Público

Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 12h00 às 17h00

Telefone

Telefone(s): (28) 3528-1900

Endereço

Endereço: R. Ver. Pedro Israel David - Vargem Alta - CEP 29.295-000

Localização

Copyright © Prefeitura Municipal de Vargem Alta. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.