19ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza 2017

17 de abril de 2017 às 00h00.

A campanha correrá no período de 17 de abril à 26 de maio de 2017, sendo que o “Dia D” será no dia 13 de maio, sábado, das 08:00h às 15:00h, na sala de vacina da UBS Jerônimo Ribeiro e nas unidades Básica de Saúde onde atuam as equipes de ESF municipal.

A vacinação contra a Influenza tem o objetivo de reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação. São grupos prioritários para receber as doses de vacina contra a Influenza nesta Campanha de 2017: Crianças de seis meses à menores de cinco anos, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas no período de até 45 após o parto, trabalhador dos serviços da saúde, dos serviços públicos e privados, povos indígenas, indivíduos com 60 anos ou mais de idade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, professores e ou berçarista e ou auxiliar de sala que atuam em sala de aula da rede pública e privada, pessoas portadoras de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais independe da idade estes deverão apresentar laudo médico. Não serão vacinados os professores licenciados ou aposentados ou que não trabalham em sala de aula.

Para receber a dose da vacina de Influenza, é necessário que os trabalhadores dos serviços de saúde, professores que atuam em sala de aula, berçaristas e auxiliares de sala de aula, compareçam à sala de vacina munidos de declaração do serviço de saúde para comprovação do vínculo tanto dos estabelecimentos de saúde, como do gestor da escola. Todos devem levar documento e cartão de vacina. Inicialmente os grupos que serão priorizados na primeira semana de campanha serão os acamados, professores que atuam em sala de aula da rede pública e privada e profissionais de Saúde dos serviços públicos e privados. Segue relação das unidades que estarão iniciando a vacina na segunda-feira dia 17 de Abril.

* Unidade de Vila Maria 8:00 ás 14:30;

* Unidade de São José de Fruteiras a partir do 12:00H;

* Unidade de Capivara das 8:00 ás 14:30H;

* Unidade Jeronimo Ribeiro (centro) 7:30 ás 15:00H;

* Unidade de Prosperidade 8:00 ás 14:30H;

* Unidade de Jaciguá a partir do 12:00H;

* Unidade de Belém das 8:00 as 14:30H;

Segue em anexo o grupo de doenças crônicas ou comorbidades estabelecido pelo Ministério da Saúde para receberem a vacina, com apresentação de laudo.

Categoria de risco clínico Indicações, de acordo com o MS:

Doença Respiratória:

Doença respiratória crônica Asma em uso de corticóide inalatório ou sistêmico (Moderada ou Grave);

DPOC;

Bronquiectasia;

Fibrose Cística;

Doenças Intersticiais do pulmão;

Displasia broncopulmonar;

Hipertensão arterial Pulmonar;

Crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade.

Doença cardíaca crônica Doença cardíaca congênita;

Doenças Cardíacas:

Hipertensão arterial sistêmica com comorbidade;

Doença cardíaca isquêmica;

Insuficiência cardíaca.

Doença Renal Crônica:

Doença renal crônica Doença renal nos estágios 3,4 e 5;

Síndrome nefrótica;

Paciente em diálise.

Doença Hepática Crônica:

Doença hepática crônica Atresia biliar;

Hepatites crônicas;

Cirrose.

Doença Neurológica Crônica:

Doença neurológica crônica Condições em que a função respiratória pode estar comprometida

pela doença neurológica;

Considerar as necessidades clínicas individuais dos pacientes

incluindo: AVC, Indivíduos com paralisia cerebral, esclerose

múltipla, e condições similares;

Doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou

muscular;

Deficiência neurológica grave.

Diabetes:

Diabetes Diabetes Mellitus tipo I e tipo II em uso de medicamentos.

Outras doenças crônicas:

Imunossupressão Imunodeficiência congênita ou adquirida

Imunossupressão por doenças ou medicamentos

Obesos Obesidade grau III.

Transplantados Órgãos sólidos;

Medula óssea.

Portadores de trissomias Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, Sídrome de Wakany, dentre outras trissomias.

Fonte: Ministério da Saúde