Prefeito João Altoé e vice-prefeito Mirim participaram de reunião na Secretaria de Meio Ambiente com empresários

15 de maio de 2017 às 00h00.

Nesta quarta-feira, 11 de maio, foi realizada reunião na Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Na pauta, estava o tema  "o licenciamento de aterro de lama abrasiva".  O objetivo da reunião é colaborar com os empresários do setor de rochas do município, pois eles têm pedido a sugestão de uma alternativa para o Licenciamento municipal dos Aterros de Lama Abrasiva.

Como resposta, a reunião apresentou as seguintes possibilidades: será necessária uma estruturação de equipe, ampliando o corpo técnico com profissionais, como Engenheiro Civil, Engenheiro de Minas e Geólogo, formando, assim, uma equipe ainda mais forte e multidisciplinar. No momento, falou-se também que existe um diálogo entre secretários de outros municípios da região para um possível Consórcio Intermunicipal.

Outro assunto discutido foi o prazo previsto pelo estado em transferir para os municípios um número maior de atividades . E os municípios têm até o dia 31 de junho para se adequarem. Com isso, a SEMMA passaria das atuais 70 atividades para 120 atividades, e dos atuais cerca de 700 processos para mais de 1.200 processos.

De acordo com João Altoé “é preciso compreender que estamos diante de um grande desafio não só para as Secretarias como também para a própria gestão municipal como um todo, haja vista a necessidade de se manter diálogo para minorar os impactos administrativos”, afirmou o prefeito.

Diante das discussões na reunião, os empresários se mostraram satisfeitos com os significativos avanços no licenciamento na atual gestão da Secretaria, e se colocaram à disposição para realizarem parcerias nas ações realizadas pelo órgão. Isso porque

"a Secretaria tem buscado estreitar as relações diretamente com os empresários e se coloca sempre de portas abertas para que possam caminhar juntos com o objetivo de se ter uma cidade cada vez melhor para todos e o meio ambiente respeitado e preservado”, afirmou o secretário municipal de meio ambiente Jurandir Marcelino.

Ainda de acordo com os resultados da reunião, os próximos passos serão o diálogo com as Associações, SINDROCHAS e demais órgãos ambientais envolvidos, além de  realização de um evento local a nível regional sobre o tema discutido.