Secretaria de Meio Ambiente realiza visita técnica ao Rio Novo

10 de agosto de 2017 às 00h00.

A Secretaria de Meio Ambiente realizou nesta quarta-feira (09/08), visita técnica no trecho do Rio Novo, saindo do centro de Vargem Alta ao Distrito de Jaciguá, passando pela localidade de Morro do Sal.

A visita contou com a presença da Defesa Civil Municipal, da Polícia Ambiental, de técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e de técnicos representantes do Conselho Regional de Meio Ambiente (CONREMA IV).

Na ocasião, foram observados aspectos relacionados a saneamento, construções em áreas de risco, sugestões de preservação e proteção do rio não só no trecho visitado como em toda a sua extensão, desde a nascente na região de Guiomar à divisa com o município de Rio Novo.

“Preservar é um grande desafio que precisamos encarar para que no futuro os resultados sejam positivos”, afirmou a Gerente de Recursos Hídricos do município, Cida Silva.

Para José Felz, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, “quando o Poder Público age ele é tido como rigoroso e quando não age é tido como omisso, é preciso criar o equilíbrio entre o legal, técnico, social e o humano”.

“Ações como estas são importantes por se tratarem de medidas educacionais e preventivas para que não ocorram fatalidades que coloquem em risco as pessoas que residem às margens do rio. Porém, para que resultados sejam obtidos é preciso que as ideias saiam do papel para a prática”, declarou o Gerente de Fiscalização e Licenciamento de Vargem Alta, Robson Cleto.

Após a visita, a equipe se reuniu com o Prefeito João Altoé, que se mostrou comprometido em buscar mecanismos que possam ser usados para assegurar o equilíbrio das ações. “É preciso agir de maneira a preservar os recursos naturais. Porém, não podemos deixar de lado o aspecto humano e social, orientando e conscientizando as pessoas que preservar é um compromisso de todos", afirmou o Prefeito.

Confira as fotos da visita técnica no link abaixo: