Educação do Campo: 5° Encontro do Macrocentro Sul e Extremo Sul em Vargem Alta

11 de outubro de 2017 às 00h00.

Vargem Alta recebeu vários municípios nos dias 10 e11 de outubro de 2017, no Centro de Referência de Assistência Social, para a realização do 5º Encontro do Macrocentro Sul e Extremo Sul. O respectivo grupo de trabalho é representado por vários municípios, envolvendo professores, pedagogos e representantes da UFES, do MEPES e da SEDU, com a finalidade de dar continuidade à construção de orientações do currículo campesino para as escolas multisseriadas de 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental.

O evento buscou fazer uma provocação a respeito do conjunto de Políticas Públicas que, atualmente, são necessárias aos sujeitos do campo, o que abrange, além do investimento nas escolas, a construção de um Projeto Político Pedagógico interligado com a cultura local, e ações prioritárias para apoiar o homem do campo.

O Prefeito João Chrisóstomo Altoé ressaltou, dentre outros pontos, a importância do investimento físico, tecnológico às escolas em geral e, em especial, nas escolas multisseriadas, que, ainda, carecem de muitas políticas, assim como investimento em políticas de apoio aos agricultores, tendo em vista uma produção diversificada e com qualidade para potencializar o município.

O Secretário Municipal de Educação, Pedro Altoé, em convergência às discussões, pontuou que é preciso romper com a visão de qualidade da educação apenas centrada em indicadores, mas também em políticas pedagógicas que valorizem os recursos naturais, os princípios e a ética, sendo estes fundamentais para a formação do ser humano numa perspectiva integral.

O abrilhantamento do evento contou ainda com a presença dos professores das escolas multisseriadas do campo, que apresentaram cartazes e  bandeiras que foram confeccionados com a comunidade, ressaltando seus aspectos culturais, políticos e econômicos, e dos agricultores familiares, que deram depoimentos a respeito do que necessitam para a melhoria do campo.

O grupo de trabalho foi composto pelos municípios de Anchieta, Itapemirim, Brejetuba, Iúna, Jerônimo Monteiro, Piúma, Irupi, Vila Velha, Vargem Alta, a representante da UFES, Andreia Weiss, o representante do MEPES (Movimento Educacional Promocional do Espirito Santo), Joel Duarte,  e Fátima Lopes, da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo.

Na manhã do dia 11 de outubro, a apresentação da Escola Municipal de Educação Santo Antônio, sob a coordenação da professora Delizete Keli, emocionou a todos com uma belíssima homenagem ao homem do campo, na mística inicial do processo de trabalho.

O sucesso do evento ocorreu com apoio dos profissionais da Secretaria Municipal de Educação, da Associação dos Feirantes, dos professores e representantes da comunidade das Escolas do Campo e diretores das Escolas Municipais.

Confira as fotos no link abaixo: