Secretaria Municipal de Educação promoveu a Exposição "Todas as Faces de Maria"

23 de novembro de 2017 às 00h00.

A exposição “TODAS AS FACES DE MARIA”, depois de ter passado por Cachoeiro, Vitória, Santa Leopoldina e Santiago, no Chile, esta semana, no período de 21/11 a 23/11, está em Vargem Alta, no salão do CRAS. Dedicada às celebrações da consciência negra, a mostra foi organizada pelo CEAFRO – integrado à SEME – Secretaria de Educação, sob a coordenação de Sara Passabon, é aberta das 8h às 15h à visitação, para o público em geral, porém privilegia aos estudantes da rede de ensino, desse município.

Essa exposição é sobre Maria, uma mulher negra nascida e criada na comunidade quilombola de Monte Alegre, em Cachoeiro de Itapemirim. Maria Laurinda é mãe de santo, líder comunitária, parteira, coveira. Com uma vida densa e carregada de histórias, ela representa a força da cultura afrodescendente no Brasil e no Espírito Santo.

Conhecer as histórias de Maria através das fotos e da sequência do vídeo/documentário exibido nessa exposição, é expandir o saber/reflexão sobre a cultura negra, quilombola e de resistência existente em nosso país e em nosso estado.

A “causa” de Maria é a sua religião Umbanda e a dança do Caxambu, ou seja, a sua grande causa é dinamizar suas raízes e promover a cultura negra. E isso é feito de forma intensa, apesar do descaso, desprezo e as intolerâncias tão atuantes em nossa sociedade.

Maria é guardiã da fé e de suas tradições quilombola, ela é patrimônio vivo da arte e da cultura afrocapixaba.

As obras fotográficas apresentadas nessa exposição foram realizadas sob os olhares de Dário Dias, Genildo Hautequestt
Filho, Luan Volpato e Renilson Chagas, ao longo dos últimos oito anos.

Essas obras foram concebidas a partir do patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura(Secult), por meio do Funcultura – Edital de Diversidade Cultural Capixaba, e é uma realização da Associação de Folclore de Cachoeiro de Itapemirim (AFCI) com a curadoria de Genildo Hautequestt Filho.

Confira as fotos no link abaixo:

http://www.vargemalta.es.gov.br/galeria/ver/18 

Boletim Informativo

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Whatsapp

Atendimento ao Público

Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 12h00 às 17h00

Telefone

Telefone(s): (28) 3528-1900

Endereço

Endereço: R. Ver. Pedro Israel David - Vargem Alta - CEP 29.295-000

Localização

Copyright © Prefeitura Municipal de Vargem Alta. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.