Secretaria de Educação promoveu o Seminário “Educar na/para a diversidade: desafios e possibilidades”

27 de novembro de 2017 às 00h00.

O Seminário “Educar na/para a diversidade: desafios e possibilidades” aconteceu no dia 25 de novembro de 2017, das 7h00 às 14h00, no CRAS - Centro de Referência da Assistência Social em Vargem Alta.

Esse evento foi realizado pela SEME- Secretaria Municipal de Educação, sob a coordenação da pedagoga dra. Sara Passabon Amorim, como culminância da formação continuada dos professores da rede de ensino, também coordenada por Sara.

Numa proposta ampla e extensiva aos debates ocorridos durante a formação/2017, o seminário teve como norte reflexões a respeito de saberes, estudos e militâncias sobre as diversidades, que, de certa forma, pode nos levar a pensar no necessário movimento de descolonização do conhecimento em nossas propostas de ensino-aprendizagem.

Sabe-se que historicamente a diversidade humana e a pluralidade cultural, posta de forma curricular,também, sempre ressaltaram, com mais ênfase, os aspectos negativos do “outro”, ou seja, uma praxe que procura ridicularizar o outro, o diferente. Em muitos casos chega-se a negar a qualidade de “humano”.

Sob a compreensão dos conhecimentos produzidos e articulados de forma emancipatórios, tem-se a capacidade de subverter a prática educacional e procurar uma transformação no ato de atuar como profissional da educação na /para a diversidade. Nesse viés, foi possível estabelecer, o grande desafio para os profissionais de ensino, de Vargem Alta: entender que os estudos e os saberes emancipatórios devem ser contemplados e praticados, para promover a nossa capacidade de “repensar a educação”. Desejando e promovendo uma educação que assegure um maior nível de equidade, garantindo a todos as mesmas oportunidades de aprendizagem, de participação na vida escolar, na comunidade e na sociedade.

A programação do seminário foi composta de um painel, com exposições de intelectuais e técnicos, que desenvolveram as temáticas: “As práticas performativas: imagem sobre o ponto de vista do poder dominante desqualificando o outro”, com Cesar A. Huapaia - prof. dr. do Departamento de Teoria da Arte e da Música da UFES e Coordenador do Núcleo de Performance e Antropologia do Teatro; ”O movimento quilombola e sua trajetória no Espírito Santo”, com Arilson Ventura – Coordenador Estadual do Movimento Quilombola; “Diversidade sexual: conceitos e possibilidades nos currículos escolares”, com José Christovam de Mendonça Filho - professor e Secretário de Direitos Humanos da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE); “Diversidade na formação de professores”, com Antonio Lopes - professor e servidor na UFES, Coordenador do curso: Gênero e Diversidade na Escola – UFES.

Como outro momento do seminário, aconteceu a palestra “Diversidade e justiça: um perfil da realidade da violência contra a mulher”, ministrada pelo promotor André Garcia - Secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social.

Vale o destaque tanto no início do evento, com a apresentação de dança e capoeira organizada e apresentada pelas professoras/performers, como no encerramento: um momento de apoteose, elevando o nosso encontro num momento de consagração e desejo de “quero mais”, ou seja, manterem, como atenção especial, à formação continuada dos profissionais de ensino.

Confira as fotos no link abaixo: