Projeto "Você Sabia?" - Conhecendo o Centro de Referência de Assistência Social - CRAS

10 de agosto de 2018 às 00h00.

A Prefeitura Municipal de Vargem alta, em conjunto com todas às secretarias do município, estará realizando semanalmente o Projeto “Você Sabia?”, o objetivo é levar para toda população informações acerca da função de cada unidade ou secretaria, além de divulgar todos os programas oferecidos, para possíveis novos interessados.

Para estreia do nosso projeto, o escolhido foi o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O CRAS é uma unidade pública na qual as famílias podem contar com o atendimento socioassistencial e proteção social básica, sempre buscando prestar serviços e programas para a inserção das pessoas na “sociedade” e no mercado de trabalho.

O programa destaque no CRAS de Vargem Alta é o Bolsa Família, no ano de 2017, foram realizados 1507 atendimentos para tal, em média mensal são cerca de 126 pessoas atendidas. No ano de 2018 o número de interessados cresceu, até no mês de julho já foram atendidas cerca de 1132 pessoas, totalizando 36 atendimentos mensais a mais do que no ano passado.

A unidade do CRAS do município também oferece serviços de convivência para crianças, adolescentes e idosos. Atualmente, há cerca de 102 idosos participantes, sendo que em alguns grupos eles fazem atividades de dança e ginástica.

Para a inserção da população no mercado de trabalho, o CRAS em 2017 ofereceu cerca de sete cursos de profissionalização, tendo destaque os cursos de primeiros socorros, de informática básica e de informática avançada. No ano de 2018 várias pessoas já realizaram cursos gratuitamente pelo CRAS, tendo se destacado os cursos de artesanato e fuxico e o de ovos de páscoa.

Por fim, atendendo aos futuros munícipes, o CRAS de Vargem Alta inovou nos últimos anos, criando o grupo de gestantes. Neste projeto, é realizado quatro encontros no decorrer da gestação e são ofertados kits de bebê para quem necessita. O CRAS é um programa essencial para o desenvolvimento do munícipio, além de todos os serviços citados, esta unidade oferece atendimento de psicólogo, cestas básicas, serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e outros.

Para maiores informações e esclarecimentos de dúvidas ligue para o número 28 3528-1089, atendimento de segunda a quinta, de 07 às 12 horas, sexta-feira funciona o CRAS volante nas comunidades. Ficaremos satisfeitos em atendê-los.