Revelando os Brasis abre caravana de cinema em quilombo de Vargem Alta, no Espírito Santo

20 de agosto de 2018 às 00h00.

Até meados de outubro, o caminhão-cinema do Circuito Nacional de Exibição do projeto percorrerá as cinco regiões do país para lançar em sessões abertas e gratuitas os 15 filmesfeitos por moradores de pequenas cidades brasileiras.

A tradição de contar histórias de geração em geração para transmitir conhecimentos e fortalecer laços familiares e comunitários é a inspiração para o filme “A Viagem de Seu Arlindo”, dirigido pela professora de Artes Sheila Altoé, moradora de Vargem Alta, no Espírito Santo. A obra é um dos 15 filmes que serão lançados durante o Circuito Nacional de Exibição do Revelando os Brasis Ano VI.

De 22 de agosto a 11 de outubro, a caravana de cinema percorrerá ruas e praças de doze estados para exibir em sessões abertas e gratuitas as ficções e documentários feitos por moradores de pequenas cidades com até 20 mil habitantes. Os filmes de curta-metragem foram produzidos pelo projeto a partir de histórias reais ou inventadas contadas e dirigidas por moradores das próprias comunidades. O Revelando os Brasis Ano VI tem patrocínio da Petrobras e realização do Instituto Marlin Azul.

Para marcar o lançamento, Vargem Alta receberá duas sessões: uma na Comunidade de Pedra Branca (22/08) e outra na sede do município (23/08), sempre às 19 horas. Os espectadores poderão ver na telona a obra feita com a participação da comunidade quilombola em diferentes etapas da realização audiovisual. A noite contará ainda com apresentação do Caxambu, dança afro-brasileira redescoberta pelos moradores durante as filmagens.

Como parte da programação, às 15 horas, no dia 22, o grupo de dança e os demais membros da comunidade se reunirão com o representante da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Espírito Santo – Zacimba Gaba, Arilson Ventura, que também lidera a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq). O encontro tem por objetivo estimular o fortalecimento das manifestações culturais na região, como o Caxambu, cujas apresentações já se estendem para outras partes do estado.

A estrada

Adaptado para se transformar em cabine de projeção, o caminhão-cinema é equipado com uma tela de seis metros de altura, projetores, sistema de sonorização e  200  cadeiras  para  acomodar  os  espectadores.  Ao  longo  de  51  dias,  a  caravana  irá visitar  as  seguintes  cidades:  Vargem  Alta  e  Laranja  da  Terra  (ES),  Urucuia  e  Barroso (MG), Lençóis  e  São  José  do  Jacuípe  (BA), Quebrangulo  (AL),  São  Domingos  do  Cariri (PB),  Icapuí  (CE),  Bom  Jesus  do  Tocantins  (PA),  Arraias  (TO),  Nossa  Senhora  do Livramento  (MT),  Guarujá  do  Sul  (SC),  Antônio  Prado  (RS)  e  Águas  de  Lindóia  (SP). Também  receberão  a  mostra  os  municípios  de  Linhares  (Vila  de  Regência)  e  São Mateus, no Espírito Santo.

Oito documentários, seis ficções e um filme que mistura os dois gêneros compõem a sexta edição do Revelando os Brasis. Além da obra produzida na cidade, cada sessão inclui  a  exibição  de  uma  seleção  de  filmes  feitos  em  outros  municípios,  totalizando uma programação de uma hora e meia de duração. Com  direção, roteiro e  produção dos moradores selecionados, a mostra traz um conjunto de histórias sobre memórias, lendas,  personagens  populares  e  tradições  das  pequenas  cidades,  destacando  temas que  registram  a  diversidade  cultural  brasileira  e valorizam novas  expressões e  novos olhares sobre o Brasil.

A história

A Viagem de Seu Arlindo foi inspirada na história de um saudoso morador da região. Depois de viver anos numa localidade rural, Seu Arlindo deixa os moradores intrigados com o anúncio de uma misteriosa viagem. A ideia de fazer uma ficção sobre a história nasceu de relatos contados pelos moradores da Comunidade Quilombola de Pedra  Branca.  A  professora  Sheila  Altoé  e  o  contador  de  histórias  Claudson  Mendes estavam participando das  atividades de formação de  crianças contadoras de histórias, estimulando-as  a  conhecer  suas  raízes,  costumes  e  tradições,  quando  surgiu  a proposta de transformar o que ouviram em filme por meio do Revelando os Brasis.

“Através dos  relatos  contados  pelas crianças, percebemos  que havia  uma  riqueza  de histórias  com  características  peculiares  dos  moradores  desde  que  foram  morar  na região.  A  história  da  fazenda,  da  árvore  mal-assombrada,  da  ponte.  Começamos  a passar nas casas para conversar com os familiares das crianças. E as histórias batiam umas  com  as  outras.  Dona  Marluce  nos  contou  a  história  do  pai,  Seu  Arlindo,  com riqueza de detalhes. E decidimos relatar através do audiovisual”, conta a professora.

Durante  as  gravações,  a  comunidade  foi  estimulada  não  somente  a  valorizar  suas histórias  como  a  resgatar  antigas  manifestações  culturais,  que  estavam  sendo esquecidas, como a dança do Caxambu. Assim, a  obra mistura ficção e documentário para marcar a integração entre as antigas e novas gerações, restabelecendo a ligação com  os  antepassados,  numa  região  montanhosa  conhecida  tradicionalmente  por abrigar  famílias  de  descendentes  europeus,  mas  onde  também  vivem  várias comunidades descendentes de africanos.

A  diretora

 Com  licenciatura  em  Artes  e  Pedagogia,  especialização  em  Educação  do Campo  e  em  Educação  das  Relações  Etnicorraciais,  Sheila  Altoé,  nascida  em  Vargem Alta,  atua como educadora em artes visuais na rede pública. O amor por aprender e compartilhar  os  aprendizados  com  outras  pessoas  a  incentivou  a  trabalhar  com mobilização  e  inclusão  produtiva,  tendo  como  tarefa  motivar  o  produtor  rural  a estudar e a se aperfeiçoar. Seu compromisso social se estendeu  para as aulas de artes junto às crianças, com enfoque na contextualização e na interdisciplinaridade.

Conheça o Revelando os Brasis

Criado em 2004, o Revelando os Brasis tem por objetivo geral promover a inclusão e a formação audiovisuais através do estímulo à produção de filmes. O projeto promove processos de iniciação audiovisual, oferecendo aos moradores das pequenas cidades a possibilidade de contar as suas próprias histórias por meio de filmes que retratem o seu universo simbólico.

O Revelando os Brasis é desenvolvido nas etapas de formação, produção e difusão. Na primeira fase é realizado o Concurso Nacional de Histórias direcionado aos moradores de cidades com  até 20 mil habitantes. A última edição bateu o recorde de inscrições: foram  recebidas  951  histórias  de  todos  os  cantos  do  país.  Dos  5.568  municípios brasileiros, 3.924 têm até 20 mil habitantes, de acordo com dados do IBGE (2010).

Na  segunda  fase,  é  realizada  a  Oficina  de  Realização  Audiovisual,  no  Rio  de  Janeiro, quando  os  autores  das  histórias  selecionadas  aprendem,  com  a  orientação  de profissionais  renomados  do  cinema,  todas  as  etapas  de  realização  de  um  filme, incluindo  aulas de  roteiro, produção, direção, som, fotografia, direção de arte, edição, comunicação e mobilização comunitária.

Na terceira fase, os autores retornam às suas cidades para a filmagem, com recursos e o  acompanhamento  técnico  do  projeto.  Por  meio  de  um  processo  de  mobilização, familiares,  vizinhos,  amigos  e  artistas  locais  são  estimulados  a  integrar  as  equipes, desempenhando funções artísticas, técnicas e de apoio. Após a gravação, os diretores seguem para a edição das obras.

A quarta fase é marcada pelo Circuito Nacional de Exibição. As obras são apresentadas em sessões abertas e gratuitas nas cidades selecionadas. Para completar o processo de difusão, todas os filmes, reunidos em um box de DVDs contendo ainda o making of do projeto,  são  distribuídos  para  bibliotecas,  escolas  públicas,  universidades,  pontos  de culturas,  instituições  públicas  e  cineclubes  ligados  à  educação  e  à  cultura  de  todo  o Brasil.

Os filmes são ainda exibidos em mostras e festivais nacionais e internacionais. Desde a criação do projeto, há quatorze anos, foram realizadas 195 obras audiovisuais dirigidas por moradores de pequenas cidades.

 

Revelando os Brasis Ano VI - Circuito Nacional de Exibição

Lançamento do filme A Viagem de Seu Arlindo

 

Data: 22 de agosto (quarta-feira)

Local: Comunidade Quilombola de Pedra Branca (em frente à quadra)

Horário: 19 horas

 

Data : 23 de agosto (quinta-feira)

Local: Praça Alberto do Carmo, na sede de Vargem Alta

Horário: 19 horas

 

A Viagem de Seu Arlindo

Direção, roteiro e produção: Sheila Altoé

Vargem Alta - ES

Nasceu em 1978. Ensino Superior. Professora de Artes.

 

Ficção: Na  Comunidade  Quilombola  de  Pedra  Branca,  nas  montanhas  capixabas,  os mais velhos preservam a tradição de contar histórias para os mais jovens como a do dia em que o Seu Arlindo  decide fazer uma misteriosa viagem, deixando intrigados os moradores da comunidade.

 

www.revelandoosbrasis.com.br

[email protected]

facebook.com/revelandoosbrasis

instagram.com/institutomarlinazul

 

 

Boletim Informativo

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Whatsapp

Atendimento ao Público

Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 12h00 às 17h00

Telefone

Telefone(s): (28) 3528-1900

Endereço

Endereço: R. Ver. Pedro Israel David - Vargem Alta - CEP 29.295-000

Localização

Copyright © Prefeitura Municipal de Vargem Alta. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.