Campanha previne e trata hanseníase e verminoses em escolas de Vargem Alta

21 de agosto de 2018 às 00h00.

"O Município obteve alcance satisfatório em relação às metas de atendimento"

No 2º Ano de realização da Campanha no Município, entre os dias 1º de março e 31 de julho, 6 escolas foram selecionadas, totalizando um público participante de 1.800 estudantes. As ações aconteceram nas seguintes unidades escolares: E.E.E.F.M   “ Presidente Luebke” em Vargem Alta, E.E.E.F.M “Agostinho Agrizzi” em Jaciguá, EMEB “João Domingos Fassarella” em Castelinho, EMEB “Prosperidade” em Prosperidade, EMEB “Pedro Milaneze Altoé” em São Jose de Fruteiras e EMEB “Alzira Gomes” em Vargem Alta.

Esta campanha contra a “Hanseníase e Verminoses” é realizada pela Secretária Municipal de Saúde de Vargem Alta, com a participação das escolas da rede Municipal e Estadual de Ensino, idealizada pelo Ministério da Saúde, com apoio da Coordenação Municipal de Hanseníase, da Coordenação Municipal de Vigilância Epidemiológica e da Coordenadoção e Equipes da Estratégia saúde da Família.

O intuito da Campanha é diminuir a carga parasitária em escolas do ensino público fundamental, bem como identificar casos de hanseníase. Para ministrar a dose da medicação, uma autorização será enviada previamente aos pais, que devem dar permissão para que o medicamento seja ministrado em seus filhos.

Sobre a verminose, será realizada a primeira dose do tratamento “quimioprofilaxia primaria”, com vistas á redução de carga de infecção por geo-helmíntico, com a administração de Albendazol.” O tratamento preventivo nas escolas está em conformidade com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), que preconiza o uso de medicação de forma periódica, como uma medida preventiva e efetiva para redução de carga parasitária e das suas complicações”.

Hanseníase - É uma doença que atinge principalmente a pele e os nervos, podendo afetar a face, os braços, as mãos e os pés. Se não for tratada, pode causar incapacidades ou deformidades. A doença é transmitida de pessoa a pessoa pela respiração, mas tem cura.

Geohelmintíases – As verminoses constituem um grupo de doenças parasitárias intestinais que acometem o homem. A lombriga e o amarelão são os tipos mais conhecidos de verminoses, caracterizadas como infecções no intestino provocadas por vermes ou parasitas. As verminoses podem causar sérios problemas de saúde, como anemia, perda de peso, dores abdominais, sangramentos o intestinais e diarreias frequentes.

O Município obteve alcance satisfatório em relação às metas de atendimento:

Para entrega de fichas de autoimagem de hanseníase e de devolução destas pelo Ministério da Saúde a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 75%, sendo que a meta alcançada pelo Município foi de 79,12.%

Para cobertura de tratamento com albendazol a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde era de 85%, índice alcançado pelo Município.

A Coordenadora Municipal do Programa de Hanseníase e Secretária de Saúde Ana Ignez Cereza, informou que a Campanha tem como público alvo estudantes na faixa etária de 05 a 14 anos. “As atividades incluem mobilização e orientação aos professores e escolares, antes da dose do Anti-helmíntico, e preenchimento de um formulário, pelos pais ou responsáveis das crianças, para identificar possíveis casos de hanseníase”.