Prefeitura recupera telhado da antiga Estação Ferroviária de Jaciguá

28 de novembro de 2018 às 00h00.

A prefeitura de Vargem Alta  fez obra de recuperação de parte do telhado da antiga Estação Ferroviária de Jaciguá, atingida por fortes ventos no início do mês. O local abriga a Biblioteca Pública “Benjamim De Angelli”. Os serviços de manutenção foram determinados pelo prefeito João Altoé e tiveram pleno apoio do vereador Almezindo Betini.

O prefeito João Altoé destacou a importância da obra de manutenção do telhado da antiga estação, pois se trata de um importante patrimônio cultural e histórico da cidade. Almezindo Betini enfatizou a relevência de preservar o patrimônio histórico e manter suas características arquitetônicas.

História:

A Estação Ferroviária de Jaciguá foi inaugurada em 27 de junho de 1910.  Já se chamou Estação Ferroviária de Virgínia, quando foram construídas 3 estações que cortavam a região de Vargem Alta. No seu interior podemos encontrar peças antigas e uma visão da linha férrea que corta a cidade.

O complexo ferroviário foi montado em torno do ano de 1900, sob concessão inicial da Companhia de Navegação do Espírito Santo e Caravelas. A ferrovia tinha bitola estreita e três locomotivas Baldwin, pesando cada uma 27 toneladas.

As opções eram, um carro de primeira classe; dois mistos; dois de segunda classe; dois de correio e bagagem; 18 vagões fechados; seis abertos; um para transporte de animais; um para explosivos; dois para madeiras e seis de lastros.

Anos mais tarde, a linha da estrada de ferro Caravelas passou a ser propriedade do Lóide Brasileiro. Em 1907 se submeteu ao poder da Leopoldina, já que estava hipotecada a uma empresa de Londres. O traslado de Cachoeiro  a Alegre passou a integrar o chamado sul da Leopoldina, ligando Cachoeiro a Carangola (Estado de Minas Gerais).