Prefeitura recupera telhado da antiga Estação Ferroviária de Jaciguá

28 de novembro de 2018 às 00h00.

A prefeitura de Vargem Alta  fez obra de recuperação de parte do telhado da antiga Estação Ferroviária de Jaciguá, atingida por fortes ventos no início do mês. O local abriga a Biblioteca Pública “Benjamim De Angelli”. Os serviços de manutenção foram determinados pelo prefeito João Altoé e tiveram pleno apoio do vereador Almezindo Betini.

O prefeito João Altoé destacou a importância da obra de manutenção do telhado da antiga estação, pois se trata de um importante patrimônio cultural e histórico da cidade. Almezindo Betini enfatizou a relevência de preservar o patrimônio histórico e manter suas características arquitetônicas.

 

História:

A Estação Ferroviária de Jaciguá foi inaugurada em 27 de junho de 1910.  Já se chamou Estação Ferroviária de Virgínia, quando foram construídas 3 estações que cortavam a região de Vargem Alta. No seu interior podemos encontrar peças antigas e uma visão da linha férrea que corta a cidade.

O complexo ferroviário foi montado em torno do ano de 1900, sob concessão inicial da Companhia de Navegação do Espírito Santo e Caravelas. A ferrovia tinha bitola estreita e três locomotivas Baldwin, pesando cada uma 27 toneladas.

As opções eram, um carro de primeira classe; dois mistos; dois de segunda classe; dois de correio e bagagem; 18 vagões fechados; seis abertos; um para transporte de animais; um para explosivos; dois para madeiras e seis de lastros.

Anos mais tarde, a linha da estrada de ferro Caravelas passou a ser propriedade do Lóide Brasileiro. Em 1907 se submeteu ao poder da Leopoldina, já que estava hipotecada a uma empresa de Londres. O traslado de Cachoeiro  a Alegre passou a integrar o chamado sul da Leopoldina, ligando Cachoeiro a Carangola (Estado de Minas Gerais).

Boletim Informativo

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Whatsapp

Atendimento ao Público

Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 12h00 às 17h00

Telefone

Telefone(s): (28) 3528-1900

Endereço

Endereço: R. Ver. Pedro Israel David - Vargem Alta - CEP 29.295-000

Localização

Copyright © Prefeitura Municipal de Vargem Alta. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.