Conferência formaliza propostas em favor dos Idosos

No último dia 21 de novembro aconteceu no CRAS de Vargem Alta 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, com o tema: “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”.

O evento reuniu cerca de 70 pessoas, entre idosos, adolescentes, profissionais da assistência social, educação e saúde, além dos representantes dos conselhos municipais de saúde e dos direitos da pessoa idosa.

As discussões abordaram os seguintes eixos: Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas. Tendo como sub eixos: Saúde, Assistência social, Previdência, moradia, transporte, cultura, Esporte e Lazer; Educação: Assegurando Direito e Emancipação Humana; Enfrentamento da Violação dos direitos humanos da pessoa Idosa; Os Conselhos de Direitos e seu papel na efetivação do Controle Social na geração e Implementação das políticas Públicas.

Com base nos temas discutidos, foram formalizadas propostas para o Poder Público nas esferas Municipal, Estadual e Federal para o fortalecimento das políticas públicas em favor dos idosos.

Segundo a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Ana Ignêz Cereza, “Foi um momento muito importante para os nossos idosos onde eles puderam discutir e encaminhar propostas para as políticas dos idosos, com a colaboração dos jovens que estavam presentes”.

Data de Publicação: quarta-feira, 05 de dezembro de 2018