Prefeito em exercício de Vargem Alta faz balanço das ações realizadas durante sua gestão

30 de janeiro de 2019 às 00h00.

O vice-prefeito de Vargem Alta Almiro Ofranti Filho, “o Mirim”, realizou um balanço das ações desenvolvidas no mês de janeiro, quando assumiu o Poder Executivo durante período de férias do prefeito João Altoé.

Obras

O primeiro ato foi à nomeação de Deoclacino de Souza Cardoso, “o Cininho”, para responder interinamente pela Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Interior.

A partir daí a prioridade foi à recuperação de parte da patrulha mecanizada da Secretaria, onde as ações foram direcionadas para o patrolamento das estradas vicinais e construção de bueiros, sendo atendidas as localidades de Jacutinga, Capivara, Santana, Alto Gironda, Boa Esperança, Jaciguá, Castelinho, Caeté, Córrego do Ouro, Sumidouro, Vila Maria, Taquarussú, São benedito, Alto Boa Vista, São Carlos, Richimond, Ardisson, Córrego dos Vieiras, Pombal, São João e Guiomar, reforma de pontes, com destaque para a conclusão das obras da ponte na divisa com Rio Novo do Sul e a revitalização de bueiro na estrada que liga as localidades de Santana e Alto Gironda, antiga demanda dos transeuntes.

Em parceria com a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, aconteceu uma grande ação de limpeza das ruas do Centro de Vargem Alta com a retirada de entulhos acumulados e a lavagem das principais vias públicas com o caminhão pipa. Segundo Mirim, esse tipo de serviço será realizado também nas sedes dos distritos e outras localidades.

Mirim ainda parabenizou o Secretário Cininho pelo bom relacionamento com os servidores da pasta, que foi fundamental para a realização dos serviços, até mesmo no período noturno e destacando que a maioria das intervenções foram realizadas com mão de obra própria da Municipalidade.

Apoio ao SAAE

A Secretaria de Obras realizou em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE a limpeza da unidade de captação de água em Morro Branco e também a abertura de locais para a passagem de redes de água tratada.

Turismo e Meio Ambiente

Nesta pasta, Mirim destaca as diversas ações que concretizaram a efetiva desinterdição do Parque Municipal da Cachoeira do Caiado, importante patrimônio natural e um dos principais pontos turísticos do Município. O local recebeu obras de reforma na infraestrutura, com participação da Defesa Civil Municipal e grande envolvimento também da sociedade organizada. Segundo Mirim, “a Cachoeira do Caiado é um dos locais mais bonitos do Estado e deve estar aberto a visitação dos vargem-altenses e turistas com conforto e segurança.”

Saúde

Mirim destacou o momento conturbado em relação ao Hospital Padre Olívio, destacando a sua disponibilidade em contribuir para o fim das questões jurídicas que impedem que o Município repasse os valores contratados junto ao Hospital.

Atualmente o Hospital Padre Olívio não possui regularidade fiscal junto a órgãos como o INSS e FGTS, além da ausência do CEBAS (Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social em Saúde), conhecido como certificado de filantropia. O Prefeito em exercício colocou o corpo técnico e jurídico da Prefeitura à disposição para apoiar o Hospital na resolução dos problemas burocráticos e disse que “o Hospital Padre Olívio merece o respeito de todos por ser um símbolo de Vargem Alta e precisa continuar prestando serviços de suma importância para a população”.

A população precisa cada vez mais dos serviços de saúde e, consciente disso, Mirim abriu negociações com o Hospital Infantil Francisco de Assis (HIFA), que é o responsável pela gestão do Pronto Atendimento Municipal Octacílio Geraldo do Carmo em Vargem Alta para que sejam disponibilizados atendimentos com profissionais médicos das áreas de Neurologia, Ortopedia, Psiquiatria e Pediatria.

Outra ação de saúde púbica é a elaboração de um projeto para a realização de uma campanha para a castração química de animais, junto aos técnicos do Serviço de Vigilância em Saúde do Município.

Ordens de Serviços Assinadas

Durante o mês de janeiro foram assinadas as ordens de serviços para as seguintes obras: construção de ponte de concreto na Sede do Município, em frente à Prefeitura Municipal, construção de pontes de concreto nas localidades de Pombal de Cima e Santana, muro de arrimo na Rua José Hermínio Altoé em Jaciguá e pavimentação de ruas em Departamento, Fruteiras, Jaciguá, São João (Vila Diogo) e Vargem Alta.

Projetos em Desenvolvimentos

Durante o período a frente do Executivo foram elaborados projetos de grande interesse para a sociedade, como o estudo para a terceirização da coleta de lixo, projeto para realização de campanha de castração química de animais com apoio dos técnicos do serviço de vigilância em saúde do Município, ação junto a Associação Comercial de Vargem Alta para que organize o descarte do lixo, visando deixar a cidade mais limpa e criar oportunidade de emprego e renda por meio da reciclagem dos materiais, em local a ser disponibilizado pelo Município, além do processo de licenciamento ambiental junto ao IEMA para abertura de avenida na margem do Rio Novo, próximo a Unidade de Saúde que está em obras.

Palavra ao povo de Vargem alta

Mirim destaca a confiança do Prefeito João Altoé em sua pessoa, agradecendo o bom relacionamento que foi construído com a sociedade civil, Associação Comercial e outras entidades neste período, ressaltando que, “continuo à disposição de Vargem Alta para trabalhar em melhorias para o Município, pois acredito que a administração pública pode produzir bons frutos quando exercida em parceria com a sociedade”.