Prefeitura estuda a viabilização da abertura de leitos de clínica médica para atendimento regionalizado no Hospital Padre Olívio

12 de agosto de 2021 às 00h00.

Nesta terça-feira (10), o prefeito de Vargem Alta, Elieser Rabello, e o vice-prefeito, Alan Lopes, e o secretário municipal de Saúde, Jhonata Scaramussa, estiveram em reunião com o subsecretário de Estado de Regulação, Controle e Avaliação em Saúde, Gleikson Barbosa dos Santos, para debater a possibilidade da abertura de leitos de internação clínica médica a nível regional para receber pacientes de outros municípios e a viabilização de outros serviços para o Hospital Padre Olívio - HPO.

O encontro aconteceu na sede da Secretaria Estadual de Saúde, em Vitória, onde foi criada a expectativa do HPO receber pacientes referenciados por outros municípios para internação em clínica médica e, num futuro próximo, a possibilidade de realização de cirurgias de pequenas e médias complexidades em algumas áreas.

O subsecretário visitará o município na próxima semana para conhecer melhor a estrutura do HPO.

“Muito importante para o município esta notícia, para melhorar o atendimento à população, não somente de Vargem Alta, mas da região, pois o hospital buscará ampliar sua área de atuação. Esse é o resultado de uma reunião que tivemos com o governador Renato Casagrande dias atrás, o qual autorizou os estudos e levantamentos acerca do assunto. Estamos tentando viabilizar também a questão das cirurgias como vasectomia e laqueadura, uma demanda que exigirá um pouco mais de trabalho”, afirmou o prefeito.

Para o secretário municipal de Saúde, Jhonata Scaramussa, esta viabilização poderá fortalecer o sistema de saúde da região quanto a oferta de leitos de retaguarda em clínica médica, possibilitando maior acesso e celeridade aos pacientes que demandam este tipo de serviço. “Agora nossa missão é inserir o hospital na rede de regulação regional e trabalhar para ampliação dos serviços, pleiteando atender também a vontade de realizar procedimentos mais complexos na instituição, conforme a sua possibilidade de oferta”, disse.

Também estavam presentes na reunião o assessor direto do governador do Espírito Santo, Adriano Zucolotto, o superintendente estadual de saúde de Cachoeiro de Itapemirim, José Maria Justo, e a presidente do Hospital Padre Olívio, Jackeline Pim.