O café arábica é a principal fonte de renda em 80% das propriedades rurais capixabas localizadas em terras frias e montanhosas. O Espírito Santo é o terceiro maior produtor de arábica do Brasil, ficando atrás apenas dos estados de Minas Gerais e São Paulo.
Segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o município de Vargem Alta ocupa a terceira colocação entre as maiores cidades capixabas que mais produzem o grão da qualidade arábica. A cafeicultura é a principal atividade agrícola do município, desenvolvida em quase toda a zona rural. Gera milhares de empregos diretos e indiretos.
“É uma atividade importante para a economia do município. Além disso, nosso grão é premiado. Já conquistamos alguns títulos importantes”, afirma o prefeito municipal, João Altoé.
Altoé ainda salienta que essa conquista se deve também ao empenho da equipe do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper): “É um trabalho em equipe, junto com o Incaper. Quem ganha é o homem do campo”.
Já o coordenador do escritório local do Incaper, Haroldo de Oliveira Gomes finaliza salientando como é feito o trabalho dos pesquisadores.
“Repassamos orientações ao produtor, que, uma vez utilizando essas técnicas, consegue êxito na produção e, consequentemente na qualidade do café, que é o produto final que o consumidor precisa. Trabalhamos seriamente em cima disso e, nos últimos anos, o café de Vargem Alta tem se destacado”, conclui.
Portal desenvolvido e mantido por Alphatec