A prefeitura de Vargem Alta tem proporcionado muitos benefícios para a população. Na gestão do prefeito João Altoé, por meio de obras marcantes, o município é destaque na região. Virou um grande canteiro de obras.
Mesmo com a crise econômica que assola o Brasil e, consequentemente, a cessão de recursos federais e estaduais, Altoé conseguiu realizar grandes investimentos por toda a cidade em infraestrutura. Principalmente em drenagem e pavimentação das vias públicas, muitos deles até com verba dos cofres da prefeitura.
Segundo o prefeito, no início do mandato a meta era calçar 25 ruas com recursos próprios. Agora, sua ideia é ultrapassar isso.
“Quero ver se consigo até ultrapassar essa quantia. Quando assumi o Executivo Municipal, estávamos num período de contas a pagar e escassez de verbas, então tivemos que fazer certas escolhas como corrigir a folha de pagamento e abdicar de fazer algumas obras. Mesmo assim, conseguimos corrigir a remuneração dos servidores da Educação em quase 19% e os demais servidores em 9%. Eu aqui tenho que agradecer a todos os funcionários da prefeitura. Todos estão trabalhando, mesmo sabendo que a defasagem ainda é grande”.
Altoé ainda salienta: “O trabalho que a gente optou é o não promete é o que tem pé no chão. O que puder trazer, eu trarei. Temos bastantes obras em andamento. Entre as licitadas, as em andamento e as que já foram entregues à população, temos 115 obras. Nossa missão é deixar um legado para nossa cidade”.
Sobre Vargem Alta ter sido o 7º município brasileiro que mais arrecada recursos federais este ano, ele diz: “Quero então agradecer nossos vereadores, secretários, secretários estaduais, deputados estaduais, federais, senadores, como também o nosso governador Casagrande e o ex-governador Hartung. Hoje, estamos celebrando convênios importantes, que nem o recapeamento da avenida Tuff David, o qual era um sonho antigo dos moradores. O recapeamento em Castelinho e o asfaltamento de Castelo até Fruteiras, isso vai gerar mais lucro para o município. Melhorar o escoamento da produção agrícola”.
Nos investimentos em saúde, João destaca o comprometimento da Administração em melhorias para o setor.
“Nós temos 8 equipes de PSF, estamos entregando a nova Unidade de Saúde de Vargem Alta e o Centro de Especializadas está quase pronto. Logo entregaremos esses espaços para a população. Quero aqui parabenizar toda a equipe da Saúde de Vargem Alta”, afirma.
Na educação, ele frisa: “A reposição salarial foi a que pudemos fazer. Estamos construindo creches e Jaciguá e em Departamento. A de Jaciguá já foi concluída e comportará 200 alunos ter. É um centro de educação infantil. A de Departamento entregamos até março de 2020. Além disso, estamos em dia com transporte escolar, o universitário, reformamos a escola Pedro Milanezi e a escola de Boa Esperança. Estamos com uma obra de creche autorizada em Castelinho, nos mesmos patamares da de Jaciguá”.
Na agricultura ele afirma que a grande parte da produção do Ceasa sai de Vargem Alta.
“Nós somos privilegiados. Preciso agradecer muito aos produtores rurais. Somos destaque no café, banana, doces uva, avicultura e suinocultura. Tudo isso estamos produzindo muito. Isso aumenta a oferta de emprego, exportação. E tem Pedra ornamental, o granito, que o carro chefe da nossa economia”.
Por fim, o prefeito disse que “no Turismo temos hoje empresários investindo pois o agroturismo é uma engrenagem”.
E, acrescenta: “Eles estão investindo na gastronomia e os visitantes estão procurando. Preciso a Cervejaria Dos Grillo’s, a qual virou referência estadual. Temos santuários, locais de belezas naturais, reservas naturais. Vargem Alta está virando referência no setor turístico’”, finaliza.
Portal desenvolvido e mantido por Alphatec