Prefeito João Altoé se reúne com subsecretário estadual de Desenvolvimento Regional

25 de abril de 2019 às 00h00.

Mais um gestor público teve a oportunidade de conhecer o Plano de Desenvolvimento Regional, iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), para equilibrar e nortear as ações dos eixos estratégicos do Espírito Santo. O plano foi apresentado ao prefeito de Vargem Alta, João Altoé, pelo subsecretário de Desenvolvimento, Paulo Menegueli, na manhã desta terça-feira (23).

Menegueli mostrou como foi construído o plano e como ele se enquadra no planejamento majoritário do Governo. “O objetivo é pactuar ações e projetos para a prosperidade das microrregiões, respeitando suas vocações e potencialidades. Partimos de quatro diretrizes: sinergia de projetos e políticas públicas, desconcentração do desenvolvimento, combate às desigualdades regionais e valorização das características de cada região”, explica.

O Plano de Desenvolvimento Regional foi lançado pelo governador Renato Casagrande no último dia 10 de abril, em Cachoeiro de Itapemirim. A condução é da Sedes, a quem cabe a função da Secretaria Executiva, com o apoio do Instituto Jones dos Santos Neves e da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), que desempenham a função de Secretaria Técnica dentro dos programas liderados pela Secretaria de Economia e Planejamento (SEP).

O projeto encontra-se na fase de apresentação e formação dos Conselhos de Desenvolvimento Regionais, que prossegue até setembro. Serão criados conselhos em cada uma das microrregiões capixabas, que vão reunir representantes do poder executivo municipal e estadual, do poder legislativo municipal e estadual, do Ministério Público, do setor produtivo, dos movimentos sociais, ONGs e trabalhadores e de instituições de ensino e pesquisa. Os conselhos vão identificar pontos de melhoria e elaborar propostas para a sua região.

O prefeito de Vargem Alta, João Altoé, aprovou a iniciativa. “Trata-se de uma proposta crucial para o desenvolvimento do estado e dos municípios. É uma ação importante e necessária, pois as regiões precisam desse olhar sobre o seu crescimento”, diz.

Vargem Alta integra a região 5, denominada Central-Sul, e já foi convidada a mobilizar instituições e empresas em torno da primeira reunião para formação do Conselho, que acontecerá dia 16 de maio, em Cachoeiro de Itapemirim. Os interessados em integrar os conselhos regionais são esperados em tal encontro, para que seja formado o primeiro grupo.