PROGRAMAÇÃO LONA DE CULTURA E ARTE NA RESERVA AMBIENTAL ÁGUIA BRANCA

03 de junho de 2019 às 00h00.

Teatro, dança, oficinas, exposição, música, arraiá junino vão agitar a Reserva Ambiental Águia Branca, no próximo dia07 de junho, sexta feira, de 12 às 16h. Entre as atrações culturais estão as Oficinas de Pios, Capoeira,Caxambu, dança Zumba animal,desons e imagens e pássaros, exposição/oficina de meio ambiente, apresentação teatral “Por onde anda a encantada e misteriosa Saíra Apunhalada?”, apresentação de dança Guardiões da Floresta, show musical com Fábio Coelho e a participante do The VoiceKids, Sophia Marins e arraia junino. Todas as atrações culturais são da região de Vargem Alta e adjacências. A programação é gratuita e aberta ao público. As vagas para as oficinas são limitadas.Esta edição do projeto será em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente 2019, cujo tema será “poluição do ar”.

O“Lonade Cultura” e Arte é um projeto de circulação cultural com apresentações gratuitas em todas as faixas etárias. O projeto cria um circuito de apresentações, principalmente em locais que não possuem equipamentos culturais, consolidando-se como uma alternativa de política pública de cultura, de formação, gerando um fortalecimento da cadeia criativa cultural estadual e a valorização maior de suas produções, ampliando o mercado de trabalho para artistas e técnicos e formação de plateia.

A RPPN Águia Branca está localizada em Vargem Alta, nas montanhas capixabas, entre os parques estaduais de Forno Grande e de Pedra Azul. A área recebe o nome fantasia de Reserva Ambiental Águia Branca.

A Reserva possui uma área total de 2.225,64 hectares, mas 1.698,07 hectares – o que equivale a quase 1.700 campos de futebol – foram transformados em RPPN. Os outros 527,57 hectares estão em processo de incorporação e quando esta segunda parte for agrupada, a RPPN será a maior do Espírito Santo.A criação da reserva contribui para a preservação da biodiversidade edas bacias hidrográficas, já que as florestas desempenham papel importante para a infiltração da água no solo.

A realização do “Lona de Cultura e Arte”, na reserva, promove uma integração com a comunidade de Vargem Alta, proporcionando uma experiência inédita as escolas participantes, ao lado da mata e das belezas da reserva ambiental.

A programação começa na tenda cultural a partir das 12 horas, com aoficina “A arte de piar”, com Fabio Coelho. A oficina irá proporcionar aos participantes a interação com a natureza a partir da demonstração dos pios de pássaros, produzidos na Fábrica de Pios Maurílio Coelho,referência na fabricação destes instrumentos há 116 anos, em Cachoeiro de Itapemirim. Logo após, às 12h50, na tenda cultural, Fábio Coelho realiza a oficina de sons, imagens e pássaros. Por meio de imagens e fotos, esta oficina estimula a criança a conhecer diferentes espécies de aves e seus respectivos sons. Alémdessas imagens serem apresentados com uma bela sonoplastia, os pios artesanais serãoutilizados, ampliando o encontro da criança com a arte de piar e, consequentemente, o seurelacionamento com os pássaros.

A programação prossegue,simultaneamente, na área externa da tenda, comas oficinas deCapoeira com o Mestre Paulinho Capoeira, apresentações do grupo Princesa do Sul de Caxambu, com participação dos dançarinos Alex e Isaura da comunidade quilombola Pedra Branca, e da dança Zumba Animal. Às 13h30, na tenda cultural,será apresentada a peça teatral “Por onde anda a encantada e misteriosa Saíra Apunhalada?”, baseada na lenda das misteriosas matas tropicais da região serrana, onde vive a raríssima Saíra Apunhalada, uma ave fantástica que se escondeu dos homens, para sobreviver da ganância pela riqueza da floresta.

Às 14h30 se inicia a apresentação de dança/musical“Guardiões da Floresta”, inspirada no musical “Os Saltimbancos”, de Chico Buarque de Holanda. Os bichos dançarinos saltimbancos dançam e expressam as suas façanhas ao proteger as matas e as florestas. Às 15 horas se inicia o show musical com Sophia Marins acompanhada por Fabio Coelho. O show, direcionado ao público infantojuvenil, apresentará músicas atuais, e canções que se eternizaram na música popular brasileira.

A programação segue com a exposição-oficina de meio ambiente, como objetivo desenvolver a conscientização, preservação e a interação comunidade x escola no resgate da postura e incentivo da prática sustentável. Posteriormente, se iniciadoo plantio de mudas de espécies nativas.

O encerramento será com o grande “Arraiá Junino”, a partir das 15h45. Os participantes do projeto serão convidados para dançar todos juntos e celebrar a cultura e o meio ambiente.

O Projeto “Lona de Cultura e Arte”é patrocinado pelo Grupo Águia Branca, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania, do Governo Federal, e apoio da Reserva Ambiental Águia Branca, Prefeitura de Vargem Alta e LS Nogueira.