Prefeitura inicia cadastramento para moradores interessados em doar sangue

01 de julho de 2019 às 00h00.

Os moradores de Vargem Alta interessados em se tornar doadores de sangue já podem se cadastrar. A Prefeitura em parceria com Santa Casa de Cachoeiro de Itapemirim vai promover uma campanha no dia (9) de julho a partir das 9 horas até às 15h, na Rodoviária Isidoro Salvador, no Centro da cidade.

Para doar sangue, o cidadão interessado deve preencher os seguintes requisitos: estar em boas condições de saúde; ter idade de 16 a 29 anos (no caso das pessoas com mais de 60 anos, ela deverá ter feito pelo menos uma doação antes desta idade); peso mínimo de 50 quilos; dormir pelo menos seis horas nas 24 horas anteriores; e evitar alimentos gordurosos nas quatro horas antes da doação. Uma bolsa de sangue pode beneficiar até quatro pessoas, entre outros critérios.

Já as pessoas que apresentaram qualquer um dos problemas a seguir estão impedidas de realizar temporariamente a doação no dia da coleta do sangue: anemia, detectada no exame feito minutos antes da doação; hipertensão arterial; aumento ou diminuição dos batimentos cardíacos; com febre; ingestão de bebida alcoólica; se estiver amamentando; ter se submetido a uma cirurgia odontológica com anestesia; e tiver sido vacinado contra gripe até 48 horas antes, entre outros impedimentos.

Depois de ter doado sangue, o doador deverá permanecer 15 minutos na unidade médica, não fumar na primeira hora após a doação, ingerir bastante líquido, evitar atividades físicas que exijam muito esforço nas 12 horas seguintes, e respeitar o intervalo entre uma doação e outra, cujos prazos são de dois meses para o homem e de três meses para a mulher.

O doador também deve evitar a utilização intensa do braço no qual o sangue foi coletado e precisa procurar imediatamente a unidade na qual ocorreu a coleta visando informar algum dado que tenha se esquecido de relatar no cadastro ou se sentir algum problema que pode estar relacionado ao gesto de doar sangue.

Informações; (028) 3528 1681 - 3528-1123