Comunicado sobre condicionantes de licenças ambientais

09 de julho de 2021 às 00h00.

A Prefeitura de Vargem Alta, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA, comunica que a condicionante referente a exigência de Alvará de Vistoria do Corpo de Bombeiros, passará a ser orientativa, devendo o empreendedor manter na empresa o alvará válido, caso seja requisitado pelos técnicos em alguma vistoria. Porém, para algumas atividades como: postos de gasolina, sítios e áreas de lazer com alojamento, indústrias de beneficiamento de madeira, depósitos de explosivos e/ou produtos químicos, entre outros, a serem definidos pela comissão técnica da SEMMA, a condicionante será mantida.

A condicionante referente a necessidade de laudo de caracterização da Lama Abrasiva (LBRO) passará a ser cobrada apenas uma vez, durante o período de vigência da Licença, devendo estar presente no ato do pedido de renovação. Caso ocorra alteração de insumos utilizados na produção e que influenciem na composição química da LBRO esta secretaria deverá ser informada.

Referente aos passivos ambientais de LBRO que foram devidamente fechados de acordo com as normas, as condicionantes referentes a monitoramento de passivos também foram alteradas. Serão necessárias no mínimo quatro análises dos poços de monitoramento, duas em períodos de chuva e duas em períodos de seca, para que se possa traçar gráfico referente as mudanças e possível contaminação no lençol. Caso os resultados não demonstrem contaminação será necessária somente uma análise durante o período de vigência da licença, devendo esta análise constar como documentação anexa ao pedido de renovação da licença. As empresas que possuírem parâmetros acima da resolução CONAMA deverão manter as análises somente dos parâmetros que estiverem fora da normalidade, abolindo os demais parâmetros da análise.

Essas resoluções se devem ao resultado de reuniões técnicas com o IEMA, SEMMA de Cachoeiro de Itapemirim e reunião técnica na própria SEMMA de Vargem Alta.

 

HELIMAR RABELLO
Secretário de Meio Ambiente
 

Boletim Informativo

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Whatsapp

Atendimento ao Público

Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 12h00 às 17h00

Telefone

Telefone(s): (28) 3528-1900

Endereço

Endereço: R. Ver. Pedro Israel David - Vargem Alta - CEP 29.295-000

Localização

Copyright © Prefeitura Municipal de Vargem Alta. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.