Conheça a ouvidoria da Prefeitura de Vargem Alta e participe da administração de nossa cidade

13 de julho de 2021 às 00h00.

As ouvidorias são canais para a população apresentar sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias sobre os serviços municipais. Em Vargem Alta, ela é a “ponte” entre o cidadão usuário de serviços públicos e a Prefeitura Municipal.

A ouvidoria é, ao mesmo tempo, uma unidade que promove a participação popular, respondendo as sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias, promovendo o controle da administração pública por parte dos munícipes, provendo informações que são trazidas diretamente pelos cidadãos e que podem subsidiar os aprimoramentos necessários à gestão dos órgãos públicos locais.

Em Vargem Alta, a população pode participar da administração presencialmente, pelo telefone ou pela Internet.

Saiba mais sobre a Ouvidoria Municipal:

O QUE É?

Serviço disponibilizado pela Prefeitura Municipal de Vargem Alta que tem por finalidade receber e encaminhar sugestões, reclamações e denúncias dos cidadãos. A Ouvidoria auxilia o cidadão no seu relacionamento com o Município, é um canal de comunicação direta entre o cidadão e a Prefeitura para melhor atender a população.

PARA QUE SERVE?

A Ouvidoria Municipal serve para os cidadãos apresentarem pedidos, reclamações, denúncias, elogios e/ou sugestões referentes aos serviços prestados pela Prefeitura.

COMO FUNCIONA?

A Ouvidoria Municipal recebe as manifestações por telefone, e-mail, site ou pessoalmente, encaminhando-as para as áreas responsáveis, acompanhando e cobrando soluções e respondendo ao cidadão dentro de um prazo previamente estabelecido.

ACESSO AO CANAL DA OUVIDORIA:

Pela internet: mediante preenchimento do formulário eletrônico, que    pode ser encontrado no site institucional http://www.vargemalta.es.gov.br/ ou por meio do envio de e-mail ao endereço eletrônico [email protected]

Presencialmente: de segunda a sexta-feira, das 12:00 as 17:00, na Rua Wilian Rose – centro (em cima da Rodoviária)

Por telefone: de segunda a sexta-feira, das 12:00 as 17:00, pelo número (28)3528-1371

Benefícios de uma ouvidoria

•             Aproximação com os cidadãos;

•             Construção de um canal de comunicação sustentável, acessível, direto e gratuito;

•             Identificação das áreas que estejam merecendo maior atenção dos gestores, definindo-se eixos prioritários de ação;

•             Respostas sobre a atuação da Prefeitura, permitindo a correção de disfunções e o redirecionamento das ações desenvolvidas;

•             Identificação de necessidades dos usuários;

•             Relacionamento democrático com a sociedade;

•             Maior credibilidade e fortalecimento da imagem da Prefeitura junto à população.

O que fazemos?

•             Recebemos e tratamos todas as manifestações que sejam relacionadas à atuação da Prefeitura de Vargem Alta, com independência, isenção e confidencialidade

•             Tratamos as solicitações de informação requeridas no âmbito da Lei de Acesso à Informação

•             Recebemos e tratamos denúncias anônimas.

•             Mediamos conflitos e atuamos na facilitação de diálogos

•             Encaminhamos as demandas às áreas responsáveis para o seu tratamento, guardando a confidencialidade e sigilo necessários.

•             Analisamos as respostas recebidas das áreas responsáveis

•             Informamos os andamentos das solicitações e seus resultados aos munícipes.

•             Apresentamos um relatório mensal de todos os registros da Ouvidoria diretamente ao prefeito Municipal, apontando como esta sendo feita a análise de cada processo.

O que não fazemos?

•             Não substituímos os canais de atendimento responsáveis pela primeira orientação ou resposta a pedidos, reclamações e solicitação de informações

•             Não tratamos de solicitações de informação de caráter genérico, desproporcionais, desarrazoadas ou que exijam trabalhos adicionais de análise, interpretação ou consolidação de dados e informações.

•             Não tratamos manifestações que relatem questões privadas e pessoais sem relação com a atuação da Municipalidade

•             Não realizamos investigações, mas encaminhamos as denúncias para apuração nas áreas

•             Não decidimos o que deve ou não ser feito

•             Não modificamos normas internas já estabelecidas por leis, decretos e portarias.

•             Não tratamos de demandas que estejam na esfera judicial