Vacina e Confia ES: nova plataforma voltada à imunização contra a Covid-19

22 de julho de 2021 às 00h00.

O Governo do Estado lançou recentemente o Vacina e Confia Espírito Santo, plataforma digital destinada aos processos de imunização e ao agendamento de vacinas contra o novo Coronavírus (Covid-19). O objetivo é a inovação e tecnologia voltadas às melhorias do Sistema Único de Saúde capixaba.

A plataforma Vacina e Confia ES integra sistemas de informação do SUS voltados à imunização e à gestão das vacinas contra a Covid-19, instituído pela Resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de nº 115, de 08 de julho de 2021. Os gestores municipais e estaduais terão acesso aos processos que vão desde o agendamento (facultativo), passando pelo controle de registro da dose recebida, estoque, distribuição e aplicação dos imunizantes incorporados ao Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde.

O projeto é desenvolvido em parceria da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde e a Gerência de Tecnologia da Informação, junto ao Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) e ao Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A plataforma poderá ser acessada no link: www.vacinaeconfia.es.gov.br.

“É uma estratégia que veio para auxiliar o trabalho da equipe de vacinação nos serviços de saúde. Temos os profissionais que ficam na triagem, os registradores e os vacinadores, mas o cidadão chegando com o cadastro já feito na plataforma tem agilizado o tempo de espera e dado mais celeridade à aplicação das doses”, explicou a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo.

A não realização prévia do cadastro antes da vacinação não impede que as doses sejam aplicadas, mas é orientado que, mesmo no momento em que o cidadão aguarda para tomar a sua dose, seja necessário realizar o autocadastro.

- O que é a Plataforma Vacina e Confia?

A Plataforma Vacina e Confia reúne importantes funcionalidades para a vacinação contra a Covid-19 no Espírito Santo.

A primeira é que se configura no novo Sistema de Informação utilizado por todos os 78 municípios para controle de registro da dose recebida, estoque, distribuição e aplicação dos imunizantes incorporados ao Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde.

Além disso, a plataforma é disponibilizada à população vacinável para cadastro de suas informações e, assim, garantindo a opção de agendamento de doses aos municípios que aderiram a esta aplicação; a comunicação sobre período de aplicação da D2 ou doses em atraso.

Para o cidadão que ainda aguarda para iniciar o esquema vacinal, é uma importante ferramenta para auxiliar no dia da vacinação, agilizando o processo. Já para cidadão que completou o esquema vacinal, a Plataforma disponibiliza a declaração do autocadastro e o certificado de vacinação em três línguas (português, inglês e espanhol).