Vargem Alta inicia pagamento do Auxílio Emergencial Municipal; confira cronograma de entrega dos cartões

23 de julho de 2021 às 00h00.

Na manhã desta sexta-feira (23), a Prefeitura Municipal de Vargem Alta, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Semades), realizou cerimônia para marcar o início da distribuição dos cartões do Auxílio Emergencial Municipal, que atenderá 330 famílias em vulnerabilidade social que realizaram cadastro próprio eou estavam escritas no CadÚnico e não eram beneficiárias do auxílio emergencial do Governo do Estado, o ES Solidário. O Auxílio também visa injetar capital no comércio local, que sofre com os efeitos da crise econômica causada pela pandemia do novo Coronavírus.

A cerimônia ocorreu no Ginásio Municipal Jair Rodrigues de Castro e contou com a presença do prefeito Elieser Rabello, da secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Camila Lorenzoni, da presidente da Câmara Municipal, Alessandra Fassarella, acompanhada por nove vereadores, do gerente local do Banestes, Deivyson Vargas Lopes, e de centenas de famílias beneficiadas pelo auxílio.

O Auxílio Emergencial foi instituído, por meio da Lei Nº 1343, de 16 de abril de 2021, que formalizou uma parceria entre a Prefeitura e a Câmara Municipal, onde a Casa de Leis disponibilizou o valor de R$ 200 mil reais oriundos do superavit do exercício do ano de 2021. O Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes), ficou com a responsabilidade de transferir esses valores aos beneficiários.

Inicialmente o benefício previa o pagamento do valor de R$ 200,00 (duzentos reais) pelo período de 03 (três) meses, a contar do mês de maio, totalizando R$ 600,00, mas devido a atrasos por entraves burocráticos, o Banestes disponibilizou integralmente o valor de R$ 600,00 reais em cartões de débito para as famílias atendidas.

“É um momento de satisfação para gente. É primeira vez que isso acontece no município de Vargem Alta. Foram cadastradas 330 famílias em vulnerabilidade social. A previsão era do pagamento em três parcelas, mas como houve um atraso, então cada beneficiário terá agora um cartão de débito no valor de R$ 600 reais para ser usado no comércio local”, disse a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Camila Lorenzoni.

A presidente da Câmara Municipal, Alessandra Fassarella, parabenizou o prefeito pela “ação, o carinho e respeito pelo povo de Vargem Alta”. Fassarella disse ainda: “é com muita satisfação que a gente tem essa oportunidade de estar vivenciando este momento de Vargem Alta ser feliz de novo. Quero agradecer ao Prefeito Elieser Rabello e também em particular a cada vereador da Câmara, pelo empenho e pela sabedoria na utilização do recurso para que a gente pudesse fazer essa economia e proporcionar ao povo de Vargem Alta mais essa alegria. Parabéns para o povo. Que usem esse recurso com sabedoria, ajudando também o comércio local, que ficou fechado e sofreu com a pandemia. É um recurso pequeno, mas que vai dar um gás no comércio”, finalizou.

Em sua fala, o Prefeito Elieser Rabello afirmou que hoje era um dia importante para o município de Vargem Alta. “Conseguimos, através de uma parceria com a Câmara Municipal, que doou superavit de R$ 200 mil reais para que a gente pudesse dar o benefício social a 330 famílias no valor de R$ 600, que poderá ser utilizado integralmente a partir de hoje quando receberem seus cartões”.

O prefeito também agradeceu a participação do Banestes, da secretária Camila Lorenzoni, “e toda a equipe da Secretaria de Assistência Social que trabalhou para isso, e aos vereadores”. Rabello ainda destacou a parceria entre Prefeitura e Câmara Municipal no trabalho em busca do bem estar social do povo de Vargem Alta. “Essa Câmara tem sido valorosa e importante para nós e não tem medido esforços para ajudar o povo de Vargem Alta. A promessa que nós fizemos aos comerciantes, de que esse recurso seria para as pessoas gastarem no comércio local foi cumprida. Proposta feita pela Administração, proposta feita pela Câmara, proposta cumprida, graças a Deus, e que esse recurso seja bem empregado a estas pessoas que precisam desse auxílio”, finalizou o prefeito.

Confira aqui o cronograma de recebimento do cartões.