Representantes de Vargem Alta participaram do anúncio do pacote com investimentos em programas e ações para o esporte no Estado

28 de julho de 2021 às 00h00.

Na terça-feira (27), os representantes da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes do município, João Paulo Piassarollo Calabrez, Cristiane das Graças Demartini Viana e Fábio Delecrode participaram do anúncio do Governo do Estado do “Mais Campeões”, um pacote de investimentos em programas e ações na área dos Esportes. No total, serão cerca de R$ 160 milhões em investimento esportivo, como na Lei de Incentivo ao Esporte e também em programas como o Bolsa Atleta, Campeões de Futuro, Chamamento Público e Compete.

Está prevista a realização de obras de campos Bom de Bola, além de novas quadras poliesportivas cobertas, academias populares e praças saudáveis. O pacote inclui ainda a ampliação da Calçada da Fama e o retorno dos Jogos Escolares do Espírito Santo, assim como de outras atividades esportivas, por meio de uma portaria da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport).

A solenidade do “Mais Campeões” foi realizada no Palácio Anchieta, em Vitória, com a presença do governador Renato Casagrande e de diversos prefeitos, secretários de Estado, gestores municipais de Esportes, presidentes de federações esportivas e atletas.

Durante a solenidade, foi assinado pelo governador o decreto que regulamenta a Lei de Incentivo ao Esporte. Com a previsão de gerar até R$ 10 milhões em isenção fiscal pelo Estado para ser utilizado em projetos esportivos, a estimativa é que as entidades já poderão receber esses recursos no próximo ano.

Entre os principais anúncios do evento está o do Bolsa Atleta. O programa paga um auxílio mensal para esportistas de alto rendimento e beneficiará o número recorde de 140 atletas capixabas no edital 2021, em um investimento de R$ 2,2 milhões. O resultado final dos selecionados deverá ser divulgado na segunda quinzena de agosto.

A Sesport, em parceria com o Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), vai construir 43 quadras poliesportivas cobertas em diversos municípios, em um investimento de R$ 66 milhões.

Mais obras de norte a sul do Estado foram anunciadas durante o evento: a construção de 35 novos campos Bom de Bola, em um aporte de R$ 24,5 milhões, com previsão de que as primeiras assinaturas de ordem de serviço sejam feitas no início de 2022, além da reforma de 50 campos Bom de Bola já existentes, somando mais R$ 19 milhões em investimentos, com a previsão de que as primeiras reformas comecem até o fim deste ano.

Outras futuras entregas que foram divulgadas durante a solenidade são as de 127 academias populares (R$ 9,3 milhões total de investimento) e a construção de 15 praças saudáveis (R$ 19,5 milhões).

Durante o evento, também foi assinada a portaria que libera eventos e atividades esportivas em municípios classificados em Risco Baixo e Moderado, de acordo com o Mapa de Risco divulgado semanalmente pelo Governo do Estado. A medida foi tomada graças ao avanço da vacinação no Espírito Santo e também na queda no número de internações pela Covid-19. A publicação do documento no Diário Oficial deve ocorrer nesta quarta-feira (28), com as novas regras passando a valer a partir de segunda-feira (02).