Comitiva do Governo do Estado visita Colégio Salesiano e se reúne com comunidade para apresentar propostas de reocupação do espaço com cursos técnicos e profissionalizantes

06 de agosto de 2021 às 00h00.

Nesta quarta-feira (04), o prefeito Elieser Rabello, o vice-prefeito Alan Lopes e a presidente da Câmara Municipal, Alessandra Fassarella, recepcionaram uma comitiva do Governo do Estado, composta pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico (Sectides), Tyago Hoffmann, pelo secretário Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Paulo Foletto, pelo presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Munir Abud, pelo diretor do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Mario Louzada, e pelo assessor da Seag e ex-prefeito de Vargem Alta, João Bosco Dias.               

A comitiva inspecionou a estrutura do antigo Colégio Salesiano e julgou estar em relativo bom estado, em seguida discutiram os custos para reformar e adequar o espaço para receber cursos profissionalizantes.

O secretário estadual de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, afirmou que “o governador Renato Casagrande está comprometido com a recuperação do espaço do Salesiano” desde seu primeiro mandato, mas o projeto infelizmente não foi à frente na época, mas que, agora, “o Governo do Estado está totalmente empenhado em reocupar o espaço com cursos técnicos e profissionalizantes”, buscando formar parcerias com o Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (MEPS), com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e o Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

De acordo com Hoffmann, técnicos da Sectides visitarão o prédio já na próxima semana e iniciarão os estudos de adequação do projeto para receber os cursos. A ideia é revitalizar a fachada externa mantendo as características do prédio histórico e modernizar o interior com novas instalações hidráulicas e elétricas, para proporcionar as melhores condições para realização dos cursos.

Ao fim do dia, a comitiva se reuniu com moradores da localidade de Boa Esperança e com ex-alunos do Colégio Salesiano, que tiveram a oportunidade de dar suas opiniões sobre a proposta do Estado e da Prefeitura de Vargem Alta para o espaço voltar a ter uma destinação educacional na localidade, garantido formação profissional, gerando renda e preservando a memória local.

De acordo com o estudante de Direito, Eriklies Zanette, que participou da reunião, “o clima é de muita esperança e muita expectativa. Vem um recurso muito bom para o Estado e agora é saber aproveitar bem esse recurso e buscar o melhor para nosso município”.

Já o morador e empresário, Eugênio Agrizzi, que também esteve no encontro, viu com “muito entusiasmo essa reunião”, pois segundo ele, “o governo conseguiu reunir a comunidade para tomar atitudes e ações para que o colégio possa novamente funcionar como uma instituição educacional”.

O prefeito, Elieser Rabello, afirmou estar muito feliz em ver o empenho do governador Renato Casagrande e toda sua equipe de Governo para retomar este projeto. Elieser agradeceu ao governador, “que tem sido um grande parceiro para nosso município”.

Ainda segundo Elieser, o dia foi “muito feliz para o povo de Vargem Alta, porque recebemos o secretário de Ciência e Inovação e o presidente do Bandes, trazendo para nós notícias importantes na questão da recuperação do Salesiano e na implantação de cursos técnicos aqui no nosso querido Colégio Salesiano”.

Apesar de ainda ser cedo para falar de datas, caso o cronograma de estudos e projetos para implantação dos cursos ande no tempo correto, a expectativa é de que as obras no prédio possam começar no início do próximo ano.

Boletim Informativo

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Whatsapp

Atendimento ao Público

Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 12h00 às 17h00

Telefone

Telefone(s): (28) 3528-1900

Endereço

Endereço: R. Ver. Pedro Israel David - Vargem Alta - CEP 29.295-000

Localização

Copyright © Prefeitura Municipal de Vargem Alta. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.