Presidente do Bandes e secretário de Estado apresentarão Fundo de Apoio Rural para produtores rurais afetados por vendaval em Vargem Alta

22 de setembro de 2021 às 00h00.

Na quarta-feira (29), o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico (Sectides), Tyago Hoffmann, e o presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Munir Abud, apresentarão para produtores rurais afetados por vendaval em Vargem Alta o Fundo de Apoio Rural (FAR). O evento acontecerá às 18 horas na quadra da Escola Pedro Milaneze, no distrito de São José de Fruteiras.

Um novo fundo promete trazer alívio aos produtores rurais: o Fundo de Apoio Rural (FAR), que será operacionalizado pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). Com ele, produtores de cidades atingidas por desastres naturais e intempéries climáticas terão acesso às linhas especiais de financiamento.

A Lei 11.300, que institui o Fundo foi publicada no 26 de maio de 2021. O objetivo é facilitar a concessão de crédito a pessoas físicas ou jurídicas que atuam no campo e sofrem com alguma perda ocasionada por fatos excepcionais, como uma enchente. Os produtores beneficiados devem ter propriedade rural em município comprovadamente atingido por essas situações, declaradas por autoridade municipal, estadual ou por laudo técnico emitido por autoridade competente.

O prefeito de Vargem Alta, Elieser Rabello, destaca o esforço do estado que tem feito muito para melhorar a vida dos afetados pelo vendaval no nosso município. “Quero agradecer ao governador Renato Casagrande, ao secretário de Estado da Ciência e Tecnologia Tyago Hoffmann, o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca Paulo Foletto e o presidente do Bandes Munir Abud  pelo compromisso e apoio para criação deste fundo. Esse auxílio será muito bem utilizado pelos nossos produtores que foram afetados pelo vendaval em março”, disse.

A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Camila Lorenzoni, destaca a importância do FAR. “Está é uma ótima notícia para aqueles que foram afetados e também para quando houver alguma situação de desastres naturais atingindo plantações, ou que impactam diretamente na geração de emprego e renda no município”, os produtores possam ter esse amparo.

O FAR tem em sua composição recursos do orçamento público estadual, transferências de recursos federais ou municipais voltados para situações de emergência, além da possibilidade de doações ou convênios.