Projeto de reforma do Colégio Salesiano para futura implantação de cursos técnicos e profissionalizantes é apresentado a população

30 de setembro de 2021 às 00h00.

O Governo do Espírito Santo, por meio da secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico (Sectides), apresentou o projeto de reforma do antigo Colégio Salesiano, na tarde desta quarta-feira (29), no Centro Social José Altoé, na comunidade de Boa Esperança, no interior de Vargem Alta.

A apresentação foi realizada pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Tyago Hoffman, e contou com a presença de vários ex-alunos e moradores da comunidade, representados pelo presidente da Associação de Moradores de Boa Esperança, Nilson Altoé. Também estiveram presentes o prefeito de Vargem Alta, Elieser Rabello, o vice-prefeito, Alan Altoé, a presidente da Câmara Municipal, Alessandra Fassarella, assim como diversos secretários municipais e vereadores.

Hoffmann fez questão de destacar que “abraçou” o projeto do Salesiano, após a primeira conversa com a comunidade, realizada no dia 04 de agosto deste ano. “Naquela reunião eu percebi um pouco de descrença com relação a nossa proposta para o Salesiano. Após tantos anos de promessas sem nenhuma ação efetiva, isso era de se esperar. Na ocasião também pude notar todo amor e carinho dos moradores e ex-alunos pelo colégio. Percebi que o Salesiano não era apenas um prédio ou uma escola, mas sim parte da vida dos ex-alunos e dos moradores de Vargem Alta, por isso abracei este projeto, que se tornou uma das prioridades da minha secretaria e do governador Casagrande, e hoje fico feliz em estar aqui apresentando a vocês, em tempo recorde, como pretendemos reformar e reocupar aquele espaço”, disse.

De acordo com o secretário, a previsão inicial de entrega do projeto arquitetônico era até o fim deste ano, mas foi entregue em setembro. Já a previsão do início das obras era para o segundo semestre do ano de 2022, mas foi adiantada para o dezembro de 2021, com prazo de seis meses para conclusão.

O secretário de Estado ressaltou que inicialmente, apenas o primeiro pavimento será reformado, para receber salas de aula, de informática, auditório, banheiros e cozinha. Todo telhado também será refeito e  a fachada será revitalizada, assim como o pátio interno. A área onde hoje existe um campo de futebol, ficou para a comunidade decidir o que será feito. A ideia inicial é de torná-lo um estacionamento.

“Após a reforma, já no segundo semestre de 2022, a ‘Escola Estadual Salesiana de Boa Esperança’ receberá cursos técnicos do Estado e do programa Qualificar ES. O Polo UAB do município também passará atender no local e futuramente a Universidade Estadual ofertará curso nas estruturas do colégio”, afirmou Hoffmann.

“Fico feliz em ver este sonho se realizando. Um compromisso de campanha, meu e do Alan, que é nascido e criado em Boa Esperança, que se tornou uma das prioridades de nossa administração, onde não medimos esforços para atingir este objetivo de reativar o prédio do antigo Salesiano, reocupando aquele espaço com sua finalidade histórica de educar. Quero agradecer ao governador Renato Casagrande, por ter se sensibilizado com esta demanda de Vargem Alta, e também ao secretário Tyago Hoffann, que veio pessoalmente conhecer a história e a importância do Salesiano para nossa população, e abraçou essa ideia após conversar com ex-alunos e moradores, colocando sua secretaria para trabalhar em tempo recorde para resolver esta demanda. Tenho certeza que após o início dos cursos técnicos e profissionalizantes, um novo tempo se iniciará em Vargem Alta, um tempo de mais esperança e perspectiva de um futuro melhor para muitos jovens de nosso município e de cidades vizinhas”, disse.

O investimento previsto para esta etapa inicial do projeto será de mais de R$ 4 milhões de reais.

Confira algumas imagens do projeto de reforma do Salesiano: