Atenção alunos da rede municipal de ensino para as provas do PAEBES

Atenção alunos da rede municipal de ensino de Vargem Alta, a aplicação das provas do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes), que objetiva avaliar a qualidade da educação básica da rede pública do estado, acontecerá nos dias 26 e 27 de outubro e 04 e 05 de novembro.

O Programa tem o objetivo de avaliar o nível de apropriação e consolidação das habilidades desenvolvidas pelos estudantes em diferentes componentes, ao final das etapas dos ensinos Fundamental e Médio, subsidiando a implementação, a (re)formulação e o monitoramento de políticas educacionais, além de contribuir ativamente para a melhoria da qualidade da educação no Estado e a promoção da equidade.

O público-alvo são todos os estudantes do 1º, 2º, 3º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio da Rede Pública Estadual e municipal. Também incluem o Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes) e amostral nas escolas privadas adesas.

Os testes são impressos e avaliam os componentes curriculares de Língua Portuguesa (LP) e Matemática (MAT), em todos os anos nos anos/séries participantes, enquanto os componentes das áreas de Ciências da Natureza (CN) serão avaliados no 9º ano do Ensino Fundamental e na 3ª série do Ensino Médio.

Os resultados do Paebes compõem a base para cálculo da Bonificação por Desempenho para os profissionais da Secretaria da Educação (Sedu) e do Índice de Qualidade Educacional (IQE), um coeficiente aplicado ao montante do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), no cálculo do repasse pelo Estado aos municípios.

A avaliação é organizada pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e pela Sedu.

Publicado em terça-feira, 19 de outubro de 2021