Vargem Alta apresenta demandas para desenvolvimento da agricultura do município

22 de outubro de 2021 às 00h00.

Na manhã desta sexta-feira (22), o secretário municipal de Agricultura de Vargem Alta, Ozeas Pasti, participou de reunião do Fosemag – Central Sul (Fórum de Secretários Municipais de Agricultura do Estado do Espírito Santo), que aconteceu no Sindicato do Trabalhadores Rurais de Vargem Alta, onde apresentou demandas para desenvolvimento da agricultura do município.

Vargem Alta, assim como os municípios de Castelo, Cachoeiro de Itapemirim, Apiacá, Mimoso do Sul, Muqui e Atílio Vivácqua, integram a microrregião Central Sul, que visa o fortalecimento de atividades de crescimento do setor na região.

Na oportunidade, o secretário destacou as principais propostas do município, que foram levantadas na reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável de Vargem Alta, ocorrida na segunda-feira (18). Dentre elas, se destaca a elaboração de plano de recuperação de nascentes; projeto de distribuição de biodigestores domiciliares para moradores da microbacia (Probacias Sul), que contempla os município de Vargem Alta, Cachoeiro de Itapemirim e Muqui; facilitação do uso do RevSol; possibilidade de licenciamento de tanques escavados para viabilizar e fomentar a piscicultura; criação de um centro de degustação de café; e a reativação do laboratório de análises de solo do Incaper.

Para o secretário, o encontro do Fosemag é uma oportunidade que temos para unir esforços visando o fomento da agricultura. “Estamos unindo as solicitações dos municípios que compõe a região central sul e debatendo propostas para fortalecer o segmento. Ainda vamos listar novas demandas até o dia 09”, afirmou o Ozeas Pasti.

Foram levantadas reivindicações dos demais municípios, participantes da reunião, para serem apreciadas no Fórum Estadual que acontecerá no dia 09 de novembro, no auditório do Sebrae em Vitória.

Participaram do encontro os secretários municipais de agricultura de Atílio Vivácqua, Ernandes Bitencourt, de Mimoso do Sul, Felipe Matieli, de Castelo, Railson Fiorese, de Muqui, Carlos Elias Mendonça (Cacai), e o presidente do Sindicato do Trabalhadores Rurais de Vargem Alta, Gilmar Marinato.