Violonista vargem-altense realiza apresentação cultural por meio da Lei Aldir Blanc

09 de novembro de 2021 às 00h00.

Com o tema “De volta para casa: o trabalho artístico do violonista vargem-altense, Felipe Pessin Manzoli, realizará a gravação de sua apresentação cultural, nesta quarta-feira (10), as 19 horas, no Polo UAB Vargem Alta, localizado na Rua Vereador Pedro Israel David, 52-140, no Centro. O artista foi contemplado pela Lei Aldir Blanc.

A transmissão acontecerá pelo seu canal no Youtube “Felipe Pessin – Oficial”, no dia 17 de novembro.

O artista foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, promovido pela Prefeitura de Vargem Alta, por meio da secretaria municipal de Cultural, Turismo e Esporte e Conselho Municipal de Política Cultural.

Felipe Pessin Manzoli: Violonista, compositor, arranjador, professor e pesquisador capixaba. Mestrando em artes pelo PPGA-UFES (2020), bacharelando em violão erudito pela Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES-2020). Formou-se em composição musical pela Universidade Federal do Espírito Santo no ano de 2019, onde iniciou o seu trabalho como pesquisador e compositor. Concluiu o Curso de Formação Musical em violão erudito pela FAMES no ano de 2019.

Felipe desenvolve projetos como compositor e intérprete, tanto como solista ao violão, quanto em conjunto com outros instrumentos. Em 2018, fez parte do duo de violões “Catuaí”, se apresentando em vários locais da Grande Vitória, São Mateus e em outros estados. No ano de 2019, participou ativamente no “UFES Festival Jazz” apresentando em um duo formado por piano e violão, no teatro universitário e no estúdio de música da UFES. Durante o ano de 2019, fez parte do trio “Flugotares”, composto por flauta, violão e fagote. O trio realizou apresentações em diversos locais de Vitória, como na Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo e na “Oca-bistrô & ateliê”. Em 2021, o violonista organizou e apresentou uma série de concertos na cidade de Vargem Alta através do projeto intitulado “Do Clássico ao autoral: uma série de concertos pelo interior”, com apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo (SECULT - ES).

Como pesquisador, Felipe desenvolveu uma série de pesquisas ligadas ao violão brasileiro, performance musical e o impacto das Novas Mídias na cultura e na música. Suas pesquisas vão desde iniciações científicas, até o nível de dissertação de mestrado, além de uma série de artigos publicados em revistas como ANPPOM, NEMA e Poéticas da Criação. O violonista participa ativamente, ainda, de diversos festivais de violão e de música, como por exemplo, o Festival de Inverno de Domingos Martins (2019) e o Festival de Violão do Espírito Santo (FIVES- 2019; 2020).

Programação:

Violão solo

Peças

Influências (violão popular)

-              Jorge do Fusa - Aníbal Augusto Sardinha (Garoto)

-              Sons de Carrilhões - João Teixeira Guimarães (João Pernambuco)

Autorais

-              aleB (Felipe Pessin Manzoli)

-              O mistério de um tango - (Felipe Pessin Manzoli)

Influências (violão Erudito)

-              Fantasia 7 - (John Dowland)

-              Fuga BWV 998 - (Johann Sebastian Bach)