Agroindústria de Vargem Alta ampliará produção e Secretaria de Agricultura ajudará produtores a suprir a demanda

08 de dezembro de 2021 às 00h00.

A tradicional fábrica de doces de banana Fardin, localizada na comunidade de Pombal, no interior de Vargem Alta, sediou uma reunião entre a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), representado pelo mobilizador Francisco Gomes de Almeida, e mais de 50 produtores de banana do município.

A reunião ocorreu na sede da empresa, no último sábado, dia 03 de dezembro, a pedido do proprietário da agroindústria, Romildo Fardin, que comunicou aos produtores os planos para ampliação da produção em mais 100% no próximo ano.

"Atualmente nossa produção é de 400 caixas por dia em média e nossa programação para 2022 é de chegarmos a mil caixas por dia. Além disso, criaremos um selo carregado de informações sobre a agroindústria e os produtores, para quando o consumidor adquirir a mercadoria, saber que está fortalecendo a agricultura familiar do município e conhecer a procedência do produto", disse Fardin.

Romildo informou que este aumento na produção acarretará necessariamente no aumento na demanda da fábrica, que pretende funcionar ininterruptamente durante os 12 meses do ano.

Na ocasião, atendendo a um pedido da agroindústria, o secretário municipal de Agricultura, Ozeas Pasti, se fez presente e colocou a Secretaria à disposição dos produtores para prestar todo apoio técnico, junto com o Senar. Ainda durante a reunião, os produtores preencheram fichas para iniciar o Atendimento Técnico e Gerencial (AT&G) na área de produção de banana.

A Secretaria de Agricultura também se prontificou a atender os produtores com análises de solo em parceria com o Campus da Ufes em Alegre, onde a Prefeitura levará as amostras de solo para análise, em seguida, técnicos do Senar, do Incaper ou da Secretaria de Agricultura, irão às propriedades passar as informações para os produtores.

Segundo o secretário de Agricultura, "a Prefeitura também se prontificou a atender mais produtores com hora-máquina, dando incentivo a produção de banana no município, devido ao aumento previsto da demanda para atender a agroindústria, e também em auxiliar na emissão de notas eletrônicas, facilitando o trabalho dos produtores rurais", disse Ozeas.