Vargem Alta terá novamente o projeto Campeões de Futuro da Sesport

16 de dezembro de 2021 às 00h00.

Depois de anos, o município de Vargem Alta voltará a receber as atividades esportivas do projeto Campeões de Futuro, da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport). Em 2022 o município terá 10 modalidades: futebol de areia, futebol de campo, fut 7, futsal, handebol, capoeira, judô, tênis de mesa, vôlei e vôlei de praia.

O projeto oferece esporte gratuito para crianças e adolescentes capixabas com idade entre 6 e 17 anos, em todos os 78 municípios do Estado. O objetivo é oportunizar aos alunos a prática esportiva e a cultura do esporte aliada a educação, de forma a promover o desenvolvimento integral, como a formação de cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.

A Sesport informou que está elaborando processo de licitação para aquisição de materiais esportivos para o Campeões de Futuro de 2022. A coordenação do projeto informou, ainda, que pelos dados coletados, é possível saber que o Projeto Campeões de Futuro terá a maior licitação de toda a sua história.

O trabalho desenvolvido em parceria com as prefeituras municipais, oferece todas as condições para a execução das atividades. Enquanto a prefeitura oferece o espaço e o(s) profissional(ais) de Educação Física, a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) oferece material, estagiário e qualificação profissional, para que os profissionais envolvidos no projeto se apropriem de conhecimento específicos da modalidade e habilidades específicas para a execução das aulas.

O projeto não visa formar talentos esportivos de alto rendimento, mas não nega que, em alguns núcleos do Estado, eles possam aparecer e se destacar em competições estudantis, intermunicipais e festivais esportivos do projeto.

Criado em 2006, o projeto segue em desenvolvimento constante e o objetivo principal do Governo do Estado, a médio e longo prazo, é inserir o maior número possível de crianças e adolescentes no programa. Por isso, os núcleos existentes estão em constante avaliação e novos podem ser implantados pelos municípios capixabas.