Presépio artístico de Jaciguá encanta visitantes e vira point para fotos em Vargem Alta

21 de dezembro de 2021 às 00h00.

No distrito de Jaciguá, em Vargem Alta, um presépio mecânico que mede 50 metros quadrados e tem 130 figuras movimentadas construídas em madeira, metal, gesso, lata e plástico vira point para fotos na região Sul do Estado, recebendo visitantes de várias partes do Brasil e do exterior.

A ornamentação é dividida em dois palcos, que juntos somam 41 cenas que se mexem sozinhas. Um dos palcos tem motivo religioso: mostra a trajetória de Jesus, desde o anúncio feito pelo anjo à sua morte e ressurreição, além de fazer uma ilustração curiosa do céu e do inferno. Do outro lado, estão 32 cenas do dia a dia da comunidade.

A obra artística foi construída artesanalmente, desde as mais simples figuras até os grandes mecanismos que as movimentam. Cachoeiras e lagos com água corrente, moinhos, montanhas e vales com pedras que complementam a fantasia.

Moradores de Vargem Alta, os amigos Dione Rafael Fagundes Betini, de 20 anos, Ian Bismarck Fagundes Betini, 27, Sarah Langa Lobo, 27 anos, contaram que sentem orgulhoso do presépio mecânico. “O presépio é um dos nossos lugares mais lindos e preferidos aqui em Vargem Alta, temos muito orgulho dele. A nossa priminha Maria Luiza tem apenas 5 anos e ama muito vir aqui”, revelaram eles.

O tradicional presépio mecânico do distrito de Jaciguá foi criado pelo artista, músico e artesão, o irmão salesiano Agostinho Bastianello, que hoje tem 92 anos, encontra-se acamado e morando em uma igreja de Belo Horizonte – onde recebe os devidos cuidados. Durante anos, era ele mesmo quem realizava a manutenção da das peças.

Inicialmente, o presépio era instalado no prédio do colégio Salesiano, localidade de Boa Esperança. A estrutura era montada no final do ano e desmontada no início do ano seguinte, sempre com a ajuda dos alunos.

Em 1973, pároco da época decidiu levar o presépio para a Igreja Matriz, na sede do distrito. As peças ficaram montadas durante um tempo em um palco na igreja, mas em 1984 a comunidade construiu uma casa só para ele, em frente à Igreja São João Batista, onde continua até os dias de hoje.

A entrada é franca e as visitadas podem ser agendas com a Luzia Romão, que é quem cuida do lugar, pelo telefone (28) 99959-2740.