Secretaria de Saúde de Vargem Alta faz recomendações sobre busca de atendimento nas Unidades de Saúde

06 de janeiro de 2022 às 00h00.

Devido ao aumento de casos de síndrome gripal no município e região e o surgimento da nova cepa da Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde de Vargem Alta, orienta a população que em casos de sintomas leves, deem preferência a busca de atendimento junto às Unidades Básicas de Saúde. Na persistência e agravamento dos sintomas, devem se dirigir até o Pronto Atendimento Municipal ou Hospital Padre Olívio.

Os sintomas leves e de fácil identificação são: febre, coriza, tosse, rouquidão, dor de garganta, dor no corpo, calafrios e dor de cabeça.

Os sintomas mais graves e que precisam de maior atenção são: dificuldade para respirar ou desconforto respiratório, pressão torácica, saturação de O2 menor que 95%, piora nas condições clínicas da doença de base (se o paciente possuir alguma).

Em crianças, deve-se observar também os batimentos da asa de nariz, cianose (coloração azulada da pele), tiragem intercostal, desidratação e inapetência (perda de apetite).

A orientação visa atender os fluxos e protocolos de atendimentos. Informamos que, pelo elevado número de atendimentos, os pontos de atenção à saúde têm sofrido variações no tempo de espera.

Pedimos a compreensão da população e que reforcem os cuidados para a diminuição de transmissão das doenças gripais, tais quais:

•             Lavar as mãos frequentemente por 40 (quarenta) a 60 (sessenta) segundos com água e sabão;

•             Utilizar antisséptico à base de álcool 70% (setenta por cento) para higienização das mãos quando não houver água e sabão;

•             Cobrir a boca ou o nariz com a parte interna do braço ao tossir ou espirrar ou utilizar lenços descartáveis, que devem ser imediatamente descartados e as mãos higienizadas;

•             Evitar o toque de olhos, nariz e boca;

•             Não compartilhar objetos de uso pessoal;

•             Evitar contato próximo com pessoas que apresentem sintomas de gripes ou resfriados;

•             Evitar o cumprimento de pessoas por meio de contato físico;

•             Evitar aglomeração de pessoas e manter distanciamento;

•             Fazer uso de máscaras.