Vargem Alta atinge todas as metas de vacinação contra a Covid-19 indicadas pelo novo Mapa de Risco

07 de janeiro de 2022 às 00h00.

O município de Vargem Alta vem se destacando na vacinação da população contra a Covid-19, na microrregião Central Sul do Estado, com avanços significativos nos índices de cobertura vacinal. O município foi o primeiro da regional a atingir o nível de risco baixíssimo dentro no novo mapa de risco do Governo do Estado.

Cabe ressaltar, que é necessário a regional, como um todo, atingir as metas para poderem ser classificado como risco baixíssimo. Compõe a Microrregião Central Sul: Apiacá, Atílio Vivácqua, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Mimoso do Sul, Muqui e Vargem Alta.

De acordo com a plataforma Vacina e Confia, 87,51% dos vargem-altenses, acima de 18 anos, já receberam a segunda dose da vacina ou dose única, ultrapassando a meta que é de 80%. Na vacinação da primeira dose na população adolescente Vargem Alta vacinou 90,07% dessa faixa etária, passando a meta que é de 90%. E na dose de reforço chegou a 93,19%, também cobrindo a meta de 90%.

O balanço aponta que mais 15 mil pessoas já foram imunizadas com as duas doses da vacina ou dose única, e mais de 5 mil doses de reforço foram aplicadas. Vargem Alta é destaque em números na microrregião, e segue com a vacinação ampliada à toda população com idade acima de 12 anos, além da aplicação da dose de reforço. A imunização em massa avança com celeridade à medida que as remessas são entregues pelo Ministério da Saúde.

O município vem diminuindo a cada dia o número de casos ativos. Segundo o último boletim Covid-19, de sexta-feira (7), Vargem Alta apresentou apenas sete casos ativos. Até o momento já foram 9.120 notificações no município, com 2.743 casos confirmados, 2.690 curados, 47 mortes e 06 casos ativos.

De acordo com o secretário de Saúde, Jhonata Scaramussa, são dados importantes e que mostram o avanço da vacinação. “Os indicadores estão apontando que o município está avançando cada vez mais, e deste modo são importantes para toda a microrregião. Isso tudo é possível graças ao trabalho incansável de nossos profissionais, que estão lutando, dia após dia, para que a situação melhore. São verdadeiros guerreiros que merecem nossa gratidão pelo trabalho que realizam”, destacou.

O secretário afirmou ainda que é de suma importância a continuidade das ações e que a população busque junto às suas Unidades Básicas de Saúde ou Sala de Vacina a completude de seu esquema vacinal com a segunda dose e dose de reforço para os grupos oportunizados e continuem com os cuidados de utilização de máscaras e higienização das mãos e evitar aglomerações.